Conversa com Embaixador Ricupero

Date: 2 de dezembro de 2017
Time: 10:30  to  13:00

Na manhã de sábado, 2 de dezembro, teremos o privilégio de receber o Embaixador Rubens Ricupero para conversa sobre seu livro recém-lançado, “A diplomacia na construção do Brasil (1750-2016)”.

O Embaixador Ricupero é um dos grandes luminares da diplomacia brasileira. Notável diplomata, escritor, ensaísta, professor, articulador, construtor de pontes e diálogos.

“Nascido em São Paulo em 1937, Rubens Ricupero ingressou no Instituto Rio Branco em 1958 e iniciou a carreira diplomática em 1961. Embaixador do Brasil junto às Nações Unidas em Genebra, Embaixador em Washington e em Roma, foi ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, ministro da Fazenda durante a implantação do Real, subchefe da Casa Civil e assessor especial do presidente José Sarney. Atuou como assessor de política externa de Tancredo Neves na campanha para a Presidência da República, em 1984/5, e registrou a experiência no livro “Diário de bordo: a viagem presidencial de Tancredo Neves” (2010). Entre 1995 e 2004, dirigiu a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra.

Diretor, mais tarde Decano, da Faculdade de Economia e Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), professor do Instituto Rio Branco e da Universidade de Brasília, colaborador dos mais influentes órgãos de imprensa do país e de publicações especializadas nacionais e estrangeiras, o Embaixador é autor de nove livros sobre história diplomática, política, comércio e economia internacional, entre os quais se destacam “Rio Branco: o Brasil no mundo”, “O Brasil e o dilema da globalização”, a coletânea de ensaios “Visões do Brasil”; “Esperança e Ação”; “O ponto ótimo da crise”; “A ONU e a busca de desenvolvimento mais justo”.

_evento no facebook

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn