Conversa: “Cultura e política – 1964-1969”, de Roberto Schwarz

Date: 9 de dezembro de 2017
Time: 11:00  to  13:00

Entre 1969 e 1970, Roberto Schwarz escreveu “Cultura e Política – 1964-1969 – Alguns esquemas”, ensaio sobre o panorama político e cultural brasileiro nos anos que se seguiram ao golpe de 1964. Sua análise, publicada apenas alguns anos depois, tornou-se um clássico da literatura política nacional. Trata-se de texto no qual o autor percorre o difícil e minado período com argúcia e serenidade.

Na manhã de sábado, 9 de dezembro, receberemos as professoras Maria Silvia Betti e Bruna Della Torre de Carvalho Lima para conversa sobre este ensaio, retomando algumas discussões realizadas em seminário sobre a obra do autor ocorrido na USP em setembro, e trazendo-as para o centro histórico de São Paulo. O público “…verá que o tempo passou e não passou.”

 

 

***

Maria Silvia Betti realizou pós-doutorado entre 2003-2004 na New York University. Fez mestrado (1985) e doutorado (1994) em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora da USP atuando no Programa de Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês, ligado ao Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde conduz pesquisas e estudos sobre Teatro e outros temas.

Bruna Della Torre deCarvalho Lima é doutora em Sociologia pela USP e mestra em Ciências Sociais (área de concentração Antropologia Social) pela mesma universidade. Durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa na Goethe Universität em Frankfurt am Main e no Arquivo da Akademie der Künste, em Berlim (2014-2015). Em 2016 realizou doutorado sanduíche na Duke University (EUA).

 

_evento no facebook

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn