Conversa: Para além da austeridade

Date: 6 de dezembro de 2017
Time: 19:00  to  21:00

Na noite de quarta-feira, 6/12, o economista André Perfeito (PUC/Gradual Investimentos) estará conosco para conversar sobre o relatório anual da UNCTAD. Com desprendimento e alguma informalidade, em especial nas sessões ao vivo do Economia no Boteco, André tem se destacado por oferecer de forma precisa e inteligente análises da economia brasileira e mundial. Transitando por áreas adjacentes como psicologia, política e sociologia, o economista é uma das jovens figuras que têm contribuído para uma bem vinda renovação do debate brasileiro na área.

A UNCTAD é a organização da ONU para comércio e desenvolvimento sediada em Genebra. Tem força muito relativa na seara internacional, sem dinheiro e outras alavancas do poder, mas conta com importante capital simbólico e político. Anualmente, em setembro, divulga relatório sobre a economia global e oferece propostas de políticas públicas.

 

O relatório deste ano, chamado “Para além da austeridade: rumo a um novo pacto global”, assinala que enquanto os governantes continuarem a brandir a bandeira da austeridade e a avaliar o sucesso das políticas pelos lucros e preços de ativos financeiros dos grandes conglomerados, as já profundas desigualdades irão se agravar. Há desequilíbrios econômicos, sociais e ambientais que perdurarão se não ocorrerem, de acordo com os autores, esforços coordenados entre países para aumento dos investimentos públicos e privados e outras políticas de desenvolvimento.

Vamos ouvir críticas e observações de Andre Perfeito sobre o relatório e outros temas que apontam para o futuro da economia e da política internacional.

Relatório (em inglês): http://unctad.org/en/PublicationsLibrary/tdr2017_en.pdf

Resumo do relatório (em espanhol): http://unctad.org/es/PublicationsLibrary/tdr2017overview_es.pdf

O documento conta com discussão e resumo hospedados no sitede colegas do Instituto Humanitas Usininos.

vamos realizar a transmissão ao vivo!

_evento no facebook

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn