“Corumbiara”, de Vincent Carelli

Date: 10 de janeiro de 2018
Time: 19:00  to  21:00

Realizado pelo Vídeo nas Aldeias, o documentário retrata o massacre de índios na gleba Corumbiara, ao sul de Rondônia, que teria sido praticado em 1985 por fazendeiros de gado da região. Eles não queriam que suas terras fossem demarcadas pela Funai, o que impediria sua exploração comercial.

Leiloada durante o governo militar, a gleba é o cenário do massacre. Apesar dos visíveis sinais da tentativa de apagar as evidências do crime, filmadas pelo documentarista Vincent Carelli, e denunciadas pelo indigenista Marcelo Santos, o caso caiu no ostracismo.

Dez anos depois, o encontro de dois índios desconhecidos em uma fazenda oferece a primeira oportunidade a Santos e Carelli de retomar o fio desta história e revelar a continuidade dos crimes contra os povos indígenas. Neste filme, realizado ao longo de mais de 20 anos, abre-se espaço também a uma autocrítica das próprias estratégias indigenistas.

Entre outros prêmios, o filme recebeu Menção Honrosa no É tudo verdade – 14º Festival Internacional de Documentário, São Paulo; Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no IV Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo; Prêmio de Melhor Documentário no 19º Festival Présence autochtone – Muestra de cine y video indígena de Montréal, Montreal/Canadá; Grande Prêmio Cora Coralina no XI FICA – Festiva Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, Goiás; e Prêmio de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Filme do Júri popular no 37º Festival de Cinema de Gramado.

Exibição aberta e gratuita.

ficha técnica
direção: Vincent Carelli
duração: 117min

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn