Curso: Depois da inspiração – o trabalho sutil da escrita

Date: 14 de junho de 2018
Time: 19:00  to  21:00

CURSO: DEPOIS DA INSPIRAÇÃO – O TRABALHO SUTIL DA ESCRITA

Cinco encontros: 14/06, 21/06, 28/06, 05 e 12/07
Quando? Quintas-feiras, das 19h às 21h
Investimento total: R$ 200,00 ou R$ 50,00 (pagamento por aula avulsa, feito no dia do evento)
Onde? Na Tapera Taperá (Av. São Luís, 187, 2º andar, loja 29)

Perfil do público: interessados em literatura, antropologia, ciências sociais, cultura geral e história brasileira. Não é preciso ter formação específica, nem experiência prévia na área.

Para mais informações, contatar cursos@taperatapera.com.br

Inscrições aqui: https://bit.ly/2GgINeT

CRONOGRAMA DAS AULAS

Em geral se escreve quando um tipo específico de percepção se apresenta, exigindo registro. Isso todos sabem, mas aquilo de que se fala pouco é: e depois da inspiração?

Vamos ler e discutir em cinco encontros como se desenvolve o mecanismo sutil da escrita da poesia, para aqueles interessados em ler com mais detalhe, ou para os interessados em escrever.

1) Depois da inspiração: muitos autores falaram sobre o processo de escrita para além do momento do impulso inicial; veremos Orides Fontela, Ezra Pound, Paul Valéry e outros;

2) Desenhos de ritmo: desde as Sibilas que falavam seus oráculos em verso grego antigo, passando pelos ritmos regulares e chegando aos ritmos irregulares (ou dissolutos, como escreveu Manuel Bandeira). O ritmo pode trazer já por si o sentido? Como fazer? Mística e música. Ritmo e riso;

3) Estrofe e significado: as construções sutis do artesanato considerado na estrofe. O que significa usar um tipo de estrofe ao invés de outro? Como poetas desenharam estrofes que ainda não existiam como forma regular. Como as diferentes estrofes querem dizer diferentes coisas;

4) Detalhe revelador: a arte de observar o que é específico como a regra de ouro da poesia, ou por que a poesia se perde no que é abstrato (com exemplos raros de boa abstração, como em Mallarmé); a importância de conceber imagens novas, e o frescor da imagem de primeira mão; sentido do arsenal retórico (e da quebra de expectativa, por exemplo, em Machado de Assis);

5) Como finalizar um poema: última estrofe e último verso. Modos diferentes para diferentes expectativas; quando se usa accumulatio; quando se cria suspense formal; “a chave de ouro”; quando se contraria a expectativa – sintática ou de sentido – do leitor, etc. Poemas de W. H. Auden, Serguei Iessiênin, Carlos Drummond de Andrade, etc.

SOBRE O PROFESSOR

Dirceu Villa (1975, São Paulo) é autor de 4 livros de poesia, MCMXCVIII (1998), Descort (2003, prêmio Nascente), Icterofagia (2008, ProAC) e Transformador (poemas, 1998-2013), e tradutor de Um anarquista e outros contos, de Joseph Conrad (2009), Lustra, de Ezra Pound (2011) e Famosa na sua cabeça, de Mairéad Byrne (2015). Escreveu ensaios sobre poesia contemporânea e revisão do cânone de poesia de língua portuguesa. Foi o curador da exposição de livros de Ezra Pound, a Ezpo, da biblioteca de Haroldo de Campos, na Casa das Rosas (2008). Organizou uma antologia de poetas brasileiros contemporâneos para a revista La Otra, do México, em 2009, e escreveu prefácios para obras de Stéphane Mallarmé, Charles Baudelaire Christopher Marlowe, além de autores contemporâneos, como Alfredo Fressia, Ricardo Aleixo e outros. Foi convidado para o PoesieFestival de Berlim em 2012, e em 2015 foi escolhido para residência literária em Norwich e Londres, promovida pelo British Council, a FLIP e o Writers’ Centre Norwich. Ensinou literatura na pós lato-sensu da Universidade de São Paulo (USP), na graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e é professor da Oficina de Tradução Poética da Casa Guilherme de Almeida (Centro de Estudos de Tradução Literária).

OBSERVAÇÕES 

1. Vagas confirmadas apenas com pagamento.

2. Política de devolução: 

Se houver cancelamento até o dia 09/06, será cobrada multa de 10% do valor do curso. Em caso de desistência entre o dia 10 e 13/06, a multa será de 40% do valor do curso. Desistências até dia 15/06 (após a primeira aula) serão reembolsadas em 50%. Os valores serão devolvidos via depósito bancário a ser feito em conta de titularidade do participante inscrito.

Em casos excepcionais, por circunstâncias imprevistas, se um curso eventualmente for cancelado, todos os valores pagos serão integralmente restituídos.

4. Certificado de conclusão:

Os alunos devem participar no mínimo de 75% do curso para pedir o certificado de conclusão do curso, que será emitido em até 5 dias úteis após o término do mesmo.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn