Curso: Deve-se queimar Simone de Beauvoir?

Date: 2 de dezembro de 2017
Time: 14:00  to  17:00

11 de novembro a 02 de dezembro
sábados, das 14h às 17h
investimento: R$ 100,00
aula avulsa: R$ 30,00

***
Proposta do curso:
A oficina “Deve-se queimar Beauvoir?” busca apresentar panorama sobre a vida e a obra de Beauvoir. O foco serão os conceitos filosóficos da autora necessários para compreender sua análise sobre a mulher na sua célebre obra sobre o tema, “O segundo sexo”. Vamos discutir também a importância atual da autora na discussão de questões sobre a mulher e gênero em diversos âmbitos. Os encontros consistirão em rodas de conversa com o público com base na leitura de trechos de textos de Beauvoir e de textos jornalísticos e manifestações em redes sociais que exaltaram ou aviltaram a sua imagem nos últimos anos. Teremos também aulas expositivas cujos temas serão a vida e a obra da autora, seus conceitos filosóficos a partir da obra “Por uma moral da ambiguidade” (1947) e a proposta e a estrutura de O segundo sexo. O último encontro será exclusivo para as pessoas que participaram da oficina apresentarem, em linguagens diversas, o seu ponto de vista sobre a filósofa após a experiência nas aulas.

***

Professora: Juliana Oliva
Graduou-se em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu em 2007. Na mesma universidade e na mesma área, foi uma das organizadoras do I Encontro de filosofia e gênero em 2013 e no ano seguinte concluiu o mestrado com a dissertação “Identidade e reciprocidade em O segundo sexo de Simone de Beauvoir”. Atualmente é doutoranda em Filosofia na EFLCH-UNIFESP, onde pesquisa a relação erótica autêntica como imagem da reciprocidade em Beauvoir, e tem trabalhado com a oficina “Deve-se queimar Beauvoir?” em espaços como o curso pré-vestibular
Projeto Mafalda, Biblioteca Mário de Andrade e unidades do SESC em São Paulo. Também escreve relatos poéticos em um blog chamado “a better version of me”; escreveu os fanzines “Burn! Don’t Freeze!!” e “Pouco viável” e em 2008 foi uma das organizadoras da feira e do workshop Projeto Fanzine no Centro Cultural da Juventude (CCJ). No mesmo ano cursou qualificação básica em Moda e Vestuário na ETEC José Rocha Mendes, onde apresentou como trabalho final desenhos para uma coleção inspirada em Simone de Beauvoir e o universo feminista no rock alternativo.


***
Inscrições: http://bit.ly/2gispAq

Observações:

1. Vagas por ordem de inscrição
2. Preenchimento do formulário não garante sua vaga, espere um email de confirmação.
3. Pagamento é feito no primeiro dia de aula.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn