Curso-diálogo: Hilda Hilst e Raduan Nassar

Date: 30 de junho de 2018
Time: 14:00  to  16:00

CURSO-DIÁLOGO: HILDA HILST E RADUAN NASSAR

Três encontros: 23, 30/06 e 07/07
Quando? Sábados, das 14 às 16h
Investimento total: R$ 95,00 (integral) ou R$ 45,00 (aula avulsa)
Onde? Na Tapera Taperá (Av. São Luís, 187, 2º andar, loja 29)

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Perfil do público: interessados em literatura. Não é preciso ter formação específica, nem experiência prévia na área.

Para mais informações, contatar cursos@taperatapera.com.br

CRONOGRAMA DAS AULAS

O diálogo permanente com a morte – consciência propulsora do ato de escrever e narrar – destaca-se como parte do ato criativo em Hilda Hilst. Saber-se morrendo inscreve uma narrativa que se constrói como contínuo fracasso e dissolução. A obra de Raduan Nassar, por sua vez, fala eminentemente dos contrastes, das diferenças. À força poética de sua prosa alia-se uma potência política. Há, na obra dos dois autores, a possibilidade de se pensar o “narrar” como resistência diante do imponderável da existência. Nesse sentido, propomos um curso-diálogo entre Hilda Hilst e Raduan Nassar a partir de três eixos: corporeidade e desejo, a morte e o diálogo com outras artes.

Aula # 1 | 23/06 | Corporeidade e desejo 

Serão abordados os seguintes temas: impulso e censura, investimento e recusaerotismo e perversão, encontrados em “Estar sendo, ter sido”, última obra de Hilda Hilst, que condensa muitos de seus grandes temas, e nos principais textos de Raduan Nassar – “Menina a caminho”, “Um copo
de cólera” e “Lavoura arcaica”. Esta primeira aula-diálogo irá privilegiar a relação corpo-linguagem que atravessa a produção de ambos os autores.

Aula # 2 | 30/06 | A morte

Calcada numa potência disruptiva que emerge da consciência dos escritores de “saber-se morrendo constantemente”, esta segunda aula-diálogo irá privilegiar a narratividade como recurso simbólico que visa “trapacear” a morte, em Hilda Hilst, ou se aver com sua força destrutiva e trágica, em Raduan Nassar.

Aula #3 | 07/07 | Diálogo com outras artes

O caráter visual, imagético e sensível da literatura de Hilda Hilst e Raduan Nassar despertam um deslizamento poético que permite a transcriação de suas obras em outras linguagens. Esta terceira aula-diálogo se valerá de metáforas sensíveis, presentes na literatura de Hilda e Raduan, que despertaram obras no cinema, no teatro e na dança, como o filme “Lavoura arcaica”, dirigido por Luiz Fernando Carvalho, e a coreografia Osmo, dirigida por Donizeti Mazonas.

SOBRE OS PROFESSORES

Juliana Caldas é graduada em Letras e mestra em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, com a dissertação: “Borda, baba e buraco: Hilda Hilst e Lygia Clark”. Especialista em roteiro audiovisual e em direção teatral, atua como professora e pesquisadora na área de artes e literatura, e integra o Coletivo Marginalias.

Renato Tardivo é escritor e psicanalista. Mestre e doutor em Psicologia Social da Arte pela USP, professor e supervisor da Universidade São Judas Tadeu e membro do Psia – Laboratório de pesquisas e
intervenções em psicanálise (IPUSP). Autor, entre outros, de “Porvir que vem antes de tudo – literatura e cinema em “Lavoura arcaica” (Ateliê/Fapesp) e “Silente” (7Letras).

OBSERVAÇÕES 

1. Vagas confirmadas apenas com pagamento.

2. Política de devolução:

Se houver cancelamento até o dia 18/06, será cobrada multa de 10% do valor do curso. Em caso de desistência entre o dia 19 e 22/06, a multa será de 40% do valor do curso. Desistências até dia 24/06 (após a primeira aula) serão reembolsadas em 50%. Os valores serão devolvidos via depósito bancário a ser feito em conta de titularidade do participante inscrito.

Em casos excepcionais, por circunstâncias imprevistas, se um curso eventualmente for cancelado, todos os valores pagos serão integralmente restituídos.

3. Certificado de conclusão:

Os alunos devem participar no mínimo de 75% do curso para pedir o certificado de conclusão do curso, que será emitido em até 5 dias úteis após o término do mesmo.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn