Curso: Literaturas africanas – Paulina Chiziane

Date: 20 de junho de 2018
Time: 19:00  to  21:00

CURSO: LITERATURAS AFRICANAS – PAULINA CHIZIANE

Dois encontros: 20/06 e 11/07
Quando? Quartas, às 19h
Investimento total: R$ 75,00 (integral) ou R$ 45,00 (aula avulsa)
Onde? Na Tapera Taperá (Av. São Luís, 187, 2º andar, loja 29)

Perfil do público: interessados em literatura. Não é preciso ter formação específica, nem experiência prévia na área.

Para mais informações, contatar cursos@taperatapera.com.br

Inscrições: clique aqui.

 

CRONOGRAMA DAS AULAS

Curso apresenta as ideias e a obra da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Importante personagem da luta pela independência de Moçambique, Chiziane é uma das principais vozes da literatura africana por ter criticado o perigo do neocolonialismo que ronda o continente, no contexto da globalização.

A partir de suas histórias vamos fazer um percurso pela revolução moçambicana e trabalhar questões como os ecos da revolução, o papel da mulher na sociedade e a chegada das religiões evangélicas neste início de século XXI.

Aula # 1 | 20/07 | Niketche: uma história de poligamia

A personagem Rami descobre que o seu marido é polígamo e possui quatro mulheres, uma de cada região de Moçambique. Nesta aula vamos tratar das diferenças entre a poligamia presente em algumas regiões de Moçambique e da comparação equivocada que se faz com a poligamia
praticada no Ocidente. A aula também vai abordar a forte presença das mulheres no cotidiano e na política moçambicana.

Aula #2 | 11/07 | O alegre canto da perdiz

Para Chiziane uma das piores heranças do colonialismo é o racismo interno, sistema hierárquico criado pelos colonizadores para justificar a escravização dos povos africanos. Este é o tema central do livro que será abordado nesta aula.

SOBRE O PROFESSOR

Marcelo Hailer é doutorando em Ciências Sociais (PUC-SP), Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Graduado em Jornalismo (USJ). Membro do Núcleo Inanna de Pesquisa sobre Gêneros, Sexualidades e Diferenças da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NIP-PUC-SP). É professor dos cursos de extensão “O Estado e o Corpo”, (Cogeae/PUC), “Masculinidades Contemporâneas” (Cogeae/PUC) e “Fronteiras do Feminismo” (Cogeae/PUC). Professor-assistente na disciplina “Olhares Descoloniais” da graduação de Relações Internacionais da PUC-SP. É autor do livro “A construção da heteronormatividade em personagens gays na telenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores do livro “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume). Atualmente desenvolve pesquisa sobre a revolução moçambicana.

OBSERVAÇÕES 

1. Vagas confirmadas apenas com pagamento.

2. Política de devolução:

Se houver cancelamento até o dia 15/06, será cobrada multa de 10% do valor do curso. Em caso de desistência entre o dia 16 e 19/06, a multa será de 40% do valor do curso. Desistências até dia 21/06 (após a primeira aula) serão reembolsadas em 50%. Os valores serão devolvidos via depósito bancário a ser feito em conta de titularidade do participante inscrito.

Em casos excepcionais, por circunstâncias imprevistas, se um curso eventualmente for cancelado, todos os valores pagos serão integralmente restituídos.

3. Certificado de conclusão:

Os alunos devem participar no mínimo de 75% do curso para pedir o certificado de conclusão do curso, que será emitido em até 5 dias úteis após o término do mesmo.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn