Curso: Poder e política na série Game of Thrones

Date: 9 de maio de 2018
Time: 19:00  to  21:00

CURSO: PODER E POLÍTICA NA SÉRIE GAME OF THRONES

Cinco encontros: 02 a 30 de maio
Quando? Quartas-feiras, das 19 às 21 horas
Investimento total: R$ 150,00

Perfil do público: estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Humanas e Sociais; fãs da série e interessados em geral.

Clique aqui para fazer a inscrição no curso.

Para mais informações, contatar cursos@taperatapera.com.br

DESCRIÇÃO DO CURSO

A série Game Of Thrones, produzida pelo canal da HBO e baseada na saga “As Crônicas do Gelo e do Fogo”, do escritor George R. R. Martin é um dos maiores fenômenos midiáticos atuais. A trama, que narra as disputas de poder no continente de Westeros, tem superado recordes a cada temporada. A transmissão do último episódio da sétima temporada foi assistida por mais de 12 milhões de pessoas apenas pelo canal HBO, cerca de 40% a mais que o último capítulo da temporada anterior, assistido por 8,9 milhões. Trata-se do programa de televisão mais popular do mundo, transmitido simultaneamente para países. O programa também é recordista em número de downloads piratas. Estima-se que a sétima temporada tenha sido assistida mais de um bilhão de vezes de maneira ilegal um bilhão de vezes por downloads comuns, arquivos via torrent e streamings não-licenciados.

Dada sua enorme popularidade, a série se tornou tema de diversos sites, fóruns de discussão, páginas de redes sociais, memes, podcasts, canais de vídeo, entre outras formas de produção de conteúdo. Por este motivo, a saga tem atraído atenção de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento ao redor do mundo. A proposta deste curso é buscar estabelecer reflexões político-filosóficas a partir de questões levantadas pelo seriado, que já foi tema de cursos em Harvard e Berkley, apresentando discussões sobre a natureza do poder político, mecanismos pra sua conquista e conservação, participação das mulheres na política, como também formas de organização para além do Estado.

CRONOGRAMA DAS AULAS

Aula 1 – “Poder é poder”
Introdução ao universo da série, principais personagens. Ciência política, poder e violência. Estado moderno. Conceito de conceito de poder em Foucault e da noção de política como guerra continuada por outros meios.

Aula 2 – A legitimidade do governante
Os motivos de cada personagem para clamar o trono para si analisados a partir de Maquiavel, Hobbes, Rousseau e Max Weber.

Aula 3 – Dothraki, Povo Livre e a Irmandade Sem Estandartes
Módulo destinado a pensar as tramas paralelas como organizações contra o Estado, numa perspectiva que contempla o conceito de máquina de guerra (Deleuze & Guatarri) e da proposta federalista libertária.

Aula 4 – Representatividade feminina na trama
Questionamento aos papeis tradicionais de gênero e reflexões sobre apagamento da participação das mulheres na história política ocidental a partir da saga das principais personagens femininas da série.

Aula 5 – GoT e a política brasileira
Paralelos da trama com o cenário político atual.

SOBRE A PROFESSORA

Fhoutine Marie, jornalista, mestre e doutora em Ciência Política pela PUCSP, militante feminista e antirracista, participante do coletivo Ativismo ABC, responsável pela gestão do centro cultural autônomo Casa da Lagartixa Preta (Santo André/SP). Atualmente presta serviços de consultoria acadêmica e é uma das autoras do livro “Tem Saída? Ensaios críticos sobre o Brasil”), organizado por Rosana Pinheiro Machado, Esther Solano, Winnie Bueno e Joanna Burigo. Na obra, a autora apresenta um paralelo entre a série Game of Thrones e o cenário político atual.

OBSERVAÇÕES

1. Vagas confirmadas apenas com pagamento.

2. Política de devolução:

Se houver cancelamento até o dia 27/04, será cobrada multa de 10% do valor do curso. Em caso de desistência entre o dia 28/04 e 01/05, a multa será de 40% do valor do curso. Desistências até dia 03/05 (após a primeira aula) serão reembolsadas em 50%. Os valores serão devolvidos via depósito bancário a ser feito em conta de titularidade do participante inscrito.

Em casos excepcionais, por circunstâncias imprevistas, se um curso for eventualmente cancelado, todos valores pagos serão integralmente restituídos.

3. Certificado de conclusão:

Os alunos devem participar no mínimo de 75% do curso para pedir o certificado de conclusão do curso, que será emitido em até 5 dias úteis após o término do mesmo.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn