Debate: Eleições e política na Venezuela

Date: 24 de março de 2018
Time: 11:00  to  13:00

As eleições na Venezuela foram adiadas para 20 de maio. Governistas e setores da oposição procuram acertar regras que proporcionem maior legitimidade a um processo bastante conturbado. Ao redor deles, há muitos que não aceitam eleições que consideram viciadas, entre outras razões porque decisões da Justiça excluem partidos/candidatos de oposição. Outros não estão preparados para aceitar qualquer resultado que não seja mais uma vitória do chavismo, no poder desde 1999, porém com aprovação declinante e hoje provavelmente minoritário na população.

Não nos limitando ao processo eleitoral em curso, vamos procurar conversar sobre as turbulências e desafios na Venezuela. As desigualdades que lá vicejam desde sempre, a economia ainda dependente do petróleo e a atual crise econômica e social, que tem levado milhares de pessoas a emigrar.

Clique aqui para ver o evento no Facebook.

DEBATEDORES

Marsílea Gombata, jornalista do Valor Econômico e doutoranda no Departamento de Ciência Política da USP, onde estuda democracia na Venezuela.

Oliver Stuenkel, Professor adjunto de Relações Internacionais na FGV em São Paulo, onde coordena a Escola de Ciências Sociais (CPDOC) em São Paulo e o MBA em Relações Internacionais. Colunista do El País e da Americas Quarterly.

Alessandro Soares, Professor de Direito Constitucional, autor de “A democracia direta no constitucionalismo latino-americano e europeu – análise comparada de Equador, Venezuela, Brasil e Espanha”

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn