Lançamento: “A hora da lâmina”, de Paulo Leminski

Date: 15 de dezembro de 2017
Time: 19:00  to  22:00

A Hora da Lâmina, de Paulo Leminski, chega a SP!

Da Grafatório Edições, o livro reúne os últimos textos publicados em vida por Paulo Leminski. São pouquíssimos exemplares à venda, então chegue cedo para garantir o seu!

Na festa de lançamento ainda rola o show “Canções para Leminski”, com Gustavo Galo, e uma exposição com as ilustrações originais criadas para o livro por Joao Ruas.

“A Hora da Lâmina” foi feito de forma totalmente artesanal, impresso em letterpress, com tipos móveis, e encadernado manualmente. O livro reúne os oito derradeiros textos de Leminski, pequenos ensaios, chamados de textos-ninja pelo poeta, que ele veiculou na Folha de Londrina em 1989.

Embora estivesse com o corpo debilitado pelos excessos alcoólicos, nestes últimos textos Leminski exercita um vigor e uma lucidez impressionantes. À beira da morte o poeta kamiquase resolve fazer um verdadeiro elogio do conflito, da potência máxima da ação. Ele entende a Arte de Viver como uma modalidade pedestre da Arte da Guerra, e transplanta para a vida de todos os dias as estratégias de mestres como Clausewitz, Sun Tzu e Musashi. Uma prática bélica do ato de viver necessária para o exercício da própria liberdade. Uma atitude de afirmação da vida e de si mesmo frente às insistentes convocações para sermos úteis, instrumentalizados, calculados.

“A Hora da Lâmina” é o primeiro livro da Grafatório Edições, selo ligado ao coletivo de mesmo nome baseado em Londrina (PR). A publicação conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, via PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

 

_evento no facebook 

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn