Lançamento: O que é encarceramento em massa?

Date: 1 de março de 2018
Time: 19:00  to  21:00

Evento: Lançamento do livro “O que é encarceramento em massa?” com Juliana Borges
Horário: 19h
Local: Tapera Taperá – Galeria Metrópole: Avenida São Luís, 187 – Loja 29, 2o andar – Centro
Entrada: 1 pacote de absorventes para mulheres em situação prisional (as doações serão direcionadas ao Grupo de Estudo e Trabalho – Mulheres encarceradas/GET)

Com o oferecimento do Fundo Baobá, as primeiras 75 pessoas a chegar ganharão um exemplar do livro.

Clique aqui para ver o evento no Facebook.

RELEASE

No livro “O que é encarceramento em massa?”, Juliana Borges tem a intenção de introduzir e estimular homens e mulheres sobre uma pauta que tem cada dia mais ganhado centralidade na luta antirracista.

Entre 2006 e 2014, a população feminina nos presídios aumentou em 567,4%, nos colocando no ranking dos países que mais encarceram no mundo, ficando no 5º lugar. 67% destas mulheres são negras e 50% são jovens. Portanto, como falar em democracia racial no Brasil, quando os dados mostram que o sistema prisional penaliza e pune, prioritariamente, a população negra? É sob esta pergunta que a autora desenvolve a linha argumentativa do livro, apresentando as principais visões de ativistas, especialistas e estudiosos sobre o tema, notadamente mulheres e homens negros. O destaque vai para as produções de Sueli Carneiro, Thula Pires, Vilma Reis, Angela Davis, Carla Akotirene, Ana Flauzina e Michelle Alexander.

O livro compõe a importante e histórica série Feminismos Plurais, coordenada pela filósofa Djamila Ribeiro, em parceria com o Justificando e o Grupo Editorial Letramento, que reúne diversos pensadores e pensadoras negras da atualidade.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn