A Personalidade Autoritária: Adorno não é enfeite

Date: 7 de julho de 2018
Time: 15:00  to  18:00

Três encontros: 7, 14 e 21 de julho
Quando? Sábados, às 15h
Investimento: gratuito e sem inscrição.
Onde? Na Tapera Taperá (Av. São Luís, 187, 2º andar, loja 29)

APRESENTAÇÃO:

A série de três encontros intitulada “Personalidade autoritária – Adorno não é enfeite” é uma proposta de produção processual e coletiva de conhecimento na interface entre as ciências humanas e as ciências naturais e a partir de questões contemporâneas em Teoria Crítica.

Primeiro encontro | 07/07:
O ponto de partida é a obra “Personalidade autoritária”, um estudo empírico realizado por Theodor Adorno juntamente com outros sociólogos e estudiosos de psicologia norte-americanos na década de 50, que tem como objetivo investigar o potencial autoritário e fascista presente na democracia americana do período. Esse encontro será conduzido por Virginia F. Costa, doutoranda em Filosofia pela USP e estudiosa do tema. O primeiro dia irá lançar as questões que serão retomadas nos seguintes.

Segundo encontro | 14/07:
Nos encontros seguintes, a discussão irá se desdobrar em dois momentos. Primeiro, os desafios e as possibilidades desta pesquisa empírica pensada no novo contexto sociotécnico, seja à luz da ideia de “personalidade autoritária digital” (cf. Massimo Canevacci) e do estudo das redes sociais; seja na apropriação desta metodologia por pesquisas empíricas contemporâneas sobre escalas de conservadorismo, especialmente na neurociência. O encontro será conduzido por Claudinei Biazolli, professor do curso de neurociência da UFABC, e por Márcio Moretto Ribeiro, professor do curso de computação da UNIFESP.

Terceiro encontro | 21/07:
Por fim, no terceiro e último dia, as professoras/pesquisadoras Léa Tosold (Ciências políticas da USP), Marilia Pisani (Filosofia da UFABC) e Silvana Ramos (Filosofia da USP) irão conduzir uma conversa em torno de alguns disparadores previamente selecionados com o objetivo de pensar as implicações deste debate nas releituras críticas dos conceitos de raça e gênero.

Para acesso ao livro: Adorno, T. W., Frenkel-Brunswik, E., Levinson, D. J., & Sanford, R. N. (1950). The authoritarian personality. New York: Harper and Row. (Disponível em http://www.ajcarchives.org/main.php?GroupingId=6490)

O evento é organizado pela rede de pesquisa “Nexos: Teoria crítica e Pesquisa interdisciplinar/Sudeste”. Para conhecer o grupo, acesse: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5624425913774111

Rede Nexos (5 regiões):
http://directory.criticaltheoryconsortium.org/organizations/nexos-critical-theory-and-interdisciplinary-research/

Publicações:

1 – Dossiê Revista Impulso – “Nexos teórico-críticos sobre as vicissitudes da experiência no mundo digital”
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/3629
2 – Dossiê Revista Comunicações – “Experiência no mundo digital e os nexos teóricos-críticos sobre formação e autoritarismo”
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/…/3620
3 – Anais do I Encontro Internacional, Ceará, 2016 (http://www.nexos.ufc.br/encontro2016/)
http://www.nexos.ufc.br/encontro2016/index.php/evento/publicacoes

Pesquisadores:

Aléxia Bretas (Filosofia-UFABC), Anastasia G. Itokazu (Filosofia-UFABC), Bruna M. Coelho (Doutorado em Filosofia-Université Paris 8), Fábio Fernandes (Jogos digitais-PUC/ escritor de ficção científica), Henrique Xavier (Artes plásticas/ Filosofia-USP), Juliana de Souza (Master in HumaNum-Université Paul Valery), Léa Tosold (Ciências Políticas-USP), Marilia Pisani (Filosofia-UFABC), Massimo Canevacci (Antropologia e Filosofia-La Sapienza), Renato Fabbri (Física-IFSC), Rita Wu (arquitetura-USP/ diretora da rede FabLabSP), Silvana Ramos (Filosofia-USP), Sílvio Carneiro (Filosofia-UFABC), Virginia F. Costa (Filosofia-USP), Claudinei Biazolli (Neurociência-UFABC), Márcio Moretto Ribeiro (Computação-UNIFESP), Eduardo Socha (Filosofia-Ufscar), Lia Serra (Psicologia-USP). Estudantes: Alexandre Luppe de Mattos, Giovanna Moller, Julia Pereira da Silva e Kailla Oliveira (mestrandas/mestrando da UFABC)

 

Página dos evento no Facebook: clique aqui.
CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn