“Torna-te quem tu és”

Date: 19 de agosto de 2017
Time: 11:00  to  13:00

nitezche

“Tornar-se o que se é” é uma tarefa essencialmente prática. Nietzsche retira a frase de Píndaro para dar ela uma conotação muito mais afirmativa e experimental. Não temos um manual passo a passo para indicar o ponto de chegada, nem uma tábua de valores para impor. Isso ocorre na vida, em uma vida, no sentido indeterminado, e deleuzeano, do termo.

O caráter eminentemente prático vem para tirar toda e qualquer mediação de teorias, morais, mandamentos religiosos. E também para dar provas de que a filosofia é uma maneira de viver, um modo de viver. Ou seja, não pode haver qualquer anteparo entre o homem que se torna o que é e a vida em si. Por isso esta série só poderá falar de vivências e cultivos, não de regras e imposições.

O que queremos? Agregar à vida uma modalidade estética, variação ética que está para além do bem e do mal, uma imanência pura! Mas podemos apenas mostrar os primeiros passos, como por exemplo o desprender-se da tradição e de uma ordenação moral do mundo. Experimentar para realmente entender, para compreender com o corpo! V(iv)er pra cr(sc)er, vivenciar para dizer!

Contaremos com a presença de Rafael Trintade e Rafael Lauro, do blogRazão Inadequada
_________________________________

O blog Razão Inadequada produz desde 2012 conteúdo independente e gratuito tratando de filosofia, psicologia, música, além de resenhas de livros, filmes, publicação de poesias e textos de atualidades. É uma via alternativa ao pensamento entronado, ao mainstream das ideias, aos textos formatados e às palavras de ordem. Uma postura inadequada é a nossa maneira de viver numa cultura de adequação. https://razaoinadequada.com/

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn