Cem anos depois da revolução comunista na Rússia, prosseguem as reflexões sobre o caráter, os excessos e os equívocos do regime soviético. Na terça-feira, dia 27/11, a Editora Perspectiva lança SOMBRA DE OUTUBRO: A REVOLUÇÃO RUSSA E O ESPECTRO DOS SOVIETES, a mais recente publicação de Pierre Dardot e Christian Laval a chegar ao Brasil.
Pela ocasião do lançamento, os professores Jorge Nóvoa, Cícero Araujo e Nilton Otá estarão presentes para mesa de debate “Outubro e as Revoluções”, a fim de discutir a ascensão e queda do socialismo soviético e a influência de outubro de 1917 sobre outras experiências revolucionárias do séc. XX.
Dado o deslocamento político das nações para o campo da direita ultranacionalista, ultraliberal e conservadora que se assiste atualmente, a profunda desorientação da esquerda impõe-lhe o desafio de criar alternativas novas para combater o sistema de poder neoliberal. Nas palavras de Laval e Dardot, “para não ‘ser cego ao seu próprio objeto’, como diria Marx, e conseguir redefinir uma via política original, a esquerda brasileira, assim como a esquerda internacional, deve libertar-se completamente de suas ilusões ‘constitucionalistas’, estatistas, assim como da fé no poder de um ‘homem providencial’.”
>> Sobre os autores:
CHRISTIAN LAVAL é pesquisador de história da filosofia (principalmente da filosofia utilitarista de Bentham) e professor de sociologia na Universidade Paris-Nanterre.
PIERRE DARDOT é filósofo (especialista em Marx e Hegel) e pesquisador da Universidade Paris-Nanterre.
Desde 2004, Laval e Dardot lideram o grupo de estudo e pesquisa “Question Marx”, que visa contribuir para a renovação do pensamento crítico e publicaram juntos, entre outros, “A Nova Razão do Mundo: Ensaio Sobre a Sociedade Neoliberal”, (Boitempo, 2016), Marx, prénom: Karl (Gallimard, 2012), “Comum: Ensaio Sobre a Revolução no Século XXI” (Boitempo, 2017) e Ce cauchemar qui n’en finit pas
(La Découverte, 2016).
>> Sobre os debatedores:
– Cicero Araujo: Professor titular do Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP, onde defendeu sua tese de livre-docência (2004). Na Ciência Política, suas pesquisas concentram-se na área de Teoria Política: moralidade política, pensamento republicano clássico e contemporâneo, democracia, justiça e cosmopolitismo. Também escrito artigos e ensaios no campo da teoria da representação política, em diálogo com estudos sobre as instituições e a política brasileira. Autor, entre outros, de A forma da República: da Constituição Mista ao Estado (Martins Fontes, 2013).
– Jorge Nóvoa: Professor Titular da UFBA e Convidado da Sorbonne. Pós-Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1998-1999) e em Paris XIII (Maison des Sciences de l´Homme – 2012-2013). Temas de investigação: Cinema, história e as representações sociais; Epistemologia da razão sensitiva e a reconstrução dos paradigmas das ciências sociais; ciências sociais, filosofia e psicanálise. Objetos: formas de consciência social e democracia, sociedades neoliberais na história do capitalismo. Últimos livros publicados: Olhares sensíveis. As belezas das cidades e suas barbáries; Adoecer ou a dor de ser? Quando a história se desvela no corpo, ambos em Curitiba, Prismas, 2018; Cinema-história. Teoria e representações sociais no cinema. Rio, Apicuri, 2012; Cinematógrafo. Um olhar sobre a história. SP, Ed. UNESP, 2009 (PRÊMIO ANO DA FRANÇA NO BRASIL).
– Nilton Ota: Pós-doutor em Sociologia pela Université Paris Nanterre (2013 – 2014) e em Filosofia pela USP (2012 – 2016). Pesquisador associado do laboratório Sophiapol da Université Paris Nanterre. Professor convidado do Programa de Pós-graduação em Sociologia da FFLCH/USP e professor do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP (2016 – 2018). Pesquisador do LMI SAGEMM do Institut de Recherche pour le Développement (IRD). Doutor em Sociologia (USP). Membro-fundador da Rede Interdisciplinar de Pesquisadores (FFLCH/USP).