70 anos de El Aleph, de Jorge Luis Borges

Pensar e fazer política na Era Digital
27 de maio de 2019
Além do Carnaval, de James Green
28 de maio de 2019

70 anos de El Aleph, de Jorge Luis Borges

Date: 19 de junho de 2019
Time: 19:30

“Ler Borges é ler uma infinidade de autores”, disse Jorge Schwartz, professor da USP especialista no escritor argentino e organizador da obra Borges babilônico: Uma enciclopédia (Companhia das Letras, 2017), um verdadeiro dicionário de cabeceira que foi gestado por quase duas décadas e reúne mais de mil verbetes relacionados à obra de Jorge Luis Borges.

Não seria exagero afirmar que nesse universo – por vezes labiríntico, com verbetes que remetem a autores e uns aos outros (“todo lugar é outro lugar”, escreveu Borges em “A casa de Astérion”) – merecem especial destaque àqueles relacionados a El Aleph.

Publicado pela primeira vez em 1949, na Argentina, pela Editorial Losada, El Aleph é considerado por muitos leitores e acadêmicos não apenas a obra máxima de Jorge Luis Borges como também uma das mais importantes da história da literatura latino-americana (para não falar mundial).

Passados 70 anos – uma fração tão exígua quanto infinita, como revela o conto “O imortal” – e sabendo que toda coisa é duas coisas e que a verdadeira é a outra, pergunta-se acaso El Aleph de 2019 é o duplo do El Aleph de 1949. Quer dizer: como os contos de Borges ainda falam conosco? O que revelam ou escondem? O que transmitem ou extirpam? Como interpretar o conto que dá nome ao livro, no qual se apresenta o aleph,”o lugar onde estão, sem se confundirem, todos os lugares do planeta, visto de todos os ângulos”?

São convidados para falar sobre o tema:

Ana Cecilia Olmos, professora do Departamento de Letras Modernas da USP e autora de Por que ler Borges (Editora Globo, 2008); e

Júlio Pimentel Pinto, professor do Departamento de História da USP e autor de Uma Memória do Mundo. Ficção, memória e história em Jorge Luis Borges (Editora Estação Liberdade, 1998).

A mediação será de André Balbo, escritor e editor da Revista Lavoura.

Página do evento no Facebook: clique aqui.