Conjuntura Política Brasileira sob a Perspectiva Trabalhista

Date:
Time: 07:00

No dia 07 de junho o desembargador e professor Jorge Luiz Souto Maior lança “Conjuntura Política Brasileira sob a Perspectiva Trabalhista – A hora da sensatez”, publicado pela Editora RTM.

“Neste seu pequeno-grande livro, Jorge Luiz Souto Maior não pretende traçar um conceito de verdade. Na realidade nos oferece interessantes palavras, algumas delas especialmente profundas, ou também recheadas de dados, sobre os quais, em geral, pouco sabemos, ou só conhecemos a superfície.

No entanto, este livro também nos oferece silêncios, pois nos convida a pensar. Ele nos ensina a duvidar das verdades prontas, a rever as nossas interpretações, e até a separar, às vezes, a razão e o coração – como se tentava fazer na antiga Atenas. Mas é especialmente um convite às esquerdas para que revejam suas ações, suas análises e até uma parte de seus sonhos e conceitos – com a humildade, a paciência e a sensatez que todo projeto político exige.

Vivemos um tempo em que não apenas se tenta diminuir ainda mais as minorias, como se busca, de várias formas, acentuar a lei da selva em nosso país – pelo menos no que diz respeito às políticas sociais e ambientais. Nas universidades, tenta-se censurar o conhecimento e inserir nos alunos a cultura da delação. Até a Justiça do Trabalho sofre ameaças, como se a melhor forma de resolver os problemas dos hospitais públicos fosse fechando as suas portas.

Em tempos como esses, é preciso não só ir às ruas, ou combater diariamente as fake news – que certamente continuarão a ser produzidas – como (re)construir, na medida do possível, algumas importantes verdades do passado e do presente, para que realmente possamos ter esperanças para o futuro. E é o que faz Jorge Luiz Souto Maior, com a sua inteligência sensível e o seu coração valente.” – Márcio Túlio Viana

Jorge Luiz Souto Maior possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (1986) e Especialização “lato sensu” (1990), Mestrado (1995), Doutorado (1997) e Livre-docência (1999) em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa, em nível de pós-doutorado, na França, em 2001, financiada pela CAPES, sob orientação do Prof. Jean-Claude Javillier, professor da Universidade de Paris-II. Ingressou na magistratura do trabalho em 1993 e atualmente ocupa o cargo de Desembargador do Trabalho do TRT da 15a Região (2018).

É professor Associado-II do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP desde 2002. Foi chefe do Departamento no período de 2015 a 2018. É coordenador, desde 2003, do Curso de Especialização em Direito do Trabalho do Departamento. É, também, coordenador, desde 2013, do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital – GPTC-USP, que integra, desde 2015, na qualidade de entidade fundadora, a Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e Seguridade Social – RENAPEDTS. Foi professor homenageado das Turmas 181 (2012), 182 (2013) e 183 (2014) da Faculdade de Direito da USP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase no Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Direito do Trabalho, História do Direito do Trabalho, Direitos Humanos, Processo do Trabalho e Justiça do Trabalho.

Página do evento no Facebook: clique aqui.