Curso: Aquilo que importa

Curso: Aquilo que importa
24 de abril de 2018
Curso: Aquilo que importa
24 de abril de 2018

Curso: Aquilo que importa

Date: 18 de maio de 2018
Time: 19:20

CURSO: AQUILO QUE IMPORTA – A FOTOGRAFIA DOCUMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS PESSOAIS

Cinco encontros: 04/05, 11/05, 18/05, 25/05 e 01/06
Quando? Sextas-feiras, das 19h30 às 21h30
Investimento total: R$ 200,00
Onde? Na Tapera Taperá (Av. São Luís, 187, 2º andar, loja 29)

Inscrições aqui.

SERÃO OFERECIDAS 4 VAGAS SOCIAIS PARA ESTE CURSO. PRÉ-REQUISITOS NO FINAL DA DESCRIÇÃO. 😉

Perfil do público: fotógrafxs amadores ou profissionais que se interessem em contar histórias e possuam algum meio de produzi-las, seja por intermédio de celular ou câmera fotográfica.

Para mais informações, contatar cursos@taperatapera.com.br

CRONOGRAMA DAS AULAS

Vivemos um momento em que a produção imagética é frenética e desordenada. Diariamente, milhões de fotografias são produzidas e compartilhadas sem trégua ou cuidado, algumas delas com um tempo de vida curto: em 34 horas desaparecem, para na sequência darem espaço a novas imagens, que serão feitas no dia seguinte.

Como fotógrafas, percebemos que é necessário mudar a maneira como construímos nosso pensamento quando falamos de fotografia e processos fotográficos. No meio do excesso imagético, precisamos entender quais são as imagens que nos emocionam e o porquê – condição para que exista uma produção honesta e consciente daquele que fotografa. Este é o ponto de partida deste workshop.

Com um misto de aula teórica e ensaística (com críticas e discussão), a ideia é de que, no decorrer dos encontros, os participantes produzam imagens diariamente, terminando o workshop com uma série de fotografias editadas em conjunto, com as quais futuramente possam desenvolver (ou seguir) um projeto autoral.

Através do material produzido e de referências contemporâneas que permeiam a fotografia documental, os interessados refletirão sobre o que motiva eles a criarem e produzirem imagens, buscando nuances dentro de seus mapas emocionais que os direcionem para possíveis temas e projetos.

– Por que certas imagens instigam mais que outras?
– O que nos emociona quando pensamos em fotografia?

Passando por fotógrafos como Jonathas de Andrade, Nair Benedicto, Sophie Calle, Barbara Wagner, Luana Navarro e Alessandra Saguinetti, além de filmes como Viajo porque preciso, volto porque te amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz) e As canções”(Eduardo Coutinho), o workshop também deve abordar textos de Sergio Larraín, Joan Fontcuberta e Susan Sontag.

AULA 1
– Apresentação do Coletivo Amapoa
– ​Apresentação dos participantes do curso
– Conversa sobre o que é o trabalho autoral e suas possibilidades de desenvolvimento
– Referências de artistas

AULA 2
– Discussão sobre o trabalho autoral de cada participante / possíveis projetos
– Debate sobre os temas de interesse e sobre o que os conectam dentro do campo da imagem
– Referências de artistas

AULA 3
– Discussão sobre o trabalho autoral de cada participante / possíveis projetos
– Edição das imagens trazidas pelos alunos
– Apresentação do trabalho de autoral de Pétala Lopes
– Referências de artistas

AULA 4
– Discussão sobre o trabalho autoral de cada participante / possíveis projetos
– Edição das imagens trazidas pelos alunos
– Apresentação do trabalho de autoral de Camila Svenson
– Referências de artistas

AULA 5
– Discussão sobre o trabalho autoral de cada participante / possíveis projetos
– Edição final das imagens trazidas pelos alunos
– Debate sobre possíveis caminhos para os projetos pensados durante os encontros
– Apresentação do trabalho de autoral do Coletivo Amapoa
– Referências de artistas

ARTISTAS A SEREM DISCUTIDOS NO DECORRER DO CURSO 

Alessandra Saguinetti, Luana Navarro, Isabella Lanave, Jonathas de Andrade, Elinor Carucci, Alec Soth, Larry Sultan, Maya Goded, Adelaide Ivanova, Barbara Wagner, André Penteado, Nair Benedicto, Mariela Sancari, Nicholas Nixon, Luana Navarro, Sophie Calle, Ana Lira, Zanele Muhuli e Claudine Doury.

FILMES

  • Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo, Marcelo Gomes e Karim Aïnouz
  • A falta que me faz, Marilia Rocha
  • As canções, Eduardo Coutinho
  • Ultimas Conversas, Coutinho
  • O Peixe, Jonathans de Andrade

SOBRE AS PROFESSORAS

Coletivo Amapoa, criado em 2016 pelas fotógrafas Pétala Lopes e Camila Svenson, nasceu da necessidade de fortalecer o espaço da mulher no meio da fotografia e da arte contemporânea. Tendo como foco projetos fotográficos de longo termo que dialoguem com espaço e a experiência humana da memória, laços e pertencimento, o coletivo busca potencializar uma discussão sobre possíveis intersecções entre narrativas documentais e ficcionais em seus trabalhos.

Camila Svenson (Campinas, 1989)
Recebeu certificado de Fotojornalismo e Fotografia Documental do International Center of Photography em 2015. Foi parte de mostras coletivas nos Estados Unidos, Colômbia, Brasil, Islândia e México. A individual “You Will Never Walk Alone” aconteceu no MIS, Museu da Imagem do Som, em São Paulo, em 2017. Atualmente mora e trabalha em São Paulo.

camilasvenson.com

Pétala Lopes (São Paulo, 1990)
Iniciou seus estudos em fotografia em 2007, no curso técnico da escola ImageMagica do fotodocumentarista André François, aos 17 anos. Logo em seguida, trabalhou como assistente do fotógrafo João Wainer. Em 2015 se formou no Seminário de Fotografia Contemporânea na Cidade do México, onde terminou seu projeto Suspensão, no qual a artista trabalha com o indizível, o não-pertencimento, a viagem e a paralisia. No mesmo ano, começou a desenvolver a pesquisa do projeto Algodonero, onde investiga o desaparecimento de garotas no Estado do México. Atualmente mora e trabalha em São Paulo.

petalalopes.tumblr.com

OBSERVAÇÕES

1. Vagas confirmadas apenas com pagamento.

2. Os requisitos para se candidatar às vagas sociais são: mulheres negras e pessoas trans ou que façam parte de alguma minoria social ou grupo vulnerável. É necessário envio prévio de justificativa contendo uma apresentação breve para o e-mail cursos@taperatapera.com.br (até o dia 28/04). Os resultados serão divulgados no dia 30/04.

3. Política de devolução: 

Se houver cancelamento até o dia 06/05, será cobrada multa de 10% do valor do curso. Em caso de desistência entre o dia 07 e 10/05, a multa será de 40% do valor do curso. Desistências até dia 12/05 (após a primeira aula) serão reembolsadas em 50%. Os valores serão devolvidos via depósito bancário a ser feito em conta de titularidade do participante inscrito.

Em casos excepcionais, por circunstâncias imprevistas, se um curso eventualmente for cancelado, todos os valores pagos serão integralmente restituídos.

4. Certificado de conclusão:

Os alunos devem participar no mínimo de 75% do curso para pedir o certificado de conclusão do curso, que será emitido em até 5 dias úteis após o término do mesmo.