Curso: Editoração – produção gráfica e mercado editorial

Curso: Editoração – produção gráfica e mercado editorial
19 de junho de 2018
Curso: Editoração – produção gráfica e mercado editorial
19 de junho de 2018

Curso: Editoração – produção gráfica e mercado editorial

Date: 27 de junho de 2018
Time: 19:30

ATENÇÃO: O curso já está com o número de vagas completo, mas você pode deixar seu nome na lista de espera para próximos cursos similares.

Quatro encontros: 20/06, 27/06, 04/07 e 11/07
Quando? Quartas, das 19h30 às 21h30
Investimento total: R$ 160,00
Onde? Na Tapera Taperá (Av. São Luís, 187, 2º andar, loja 29)
Inscrições: https://bit.ly/2s9BFMe

Perfil do público: interessados em literatura. Não é preciso ter formação específica, nem experiência prévia na área.

Para mais informações, contatar cursos@taperatapera.com.br

CRONOGRAMA DAS AULAS

Neste curso dividido em quatro aulas ministradas por João Varella (jornalista, fundador Lote 42 e da Banca Tatuí), os alunos conhecerão as etapas da produção editorial independente, partindo da criação até chegar na produção gráfica.

Quanto custa produzir um livro? Quem são os editores que fizeram história? Além de fazer exercícios práticos de escrita, leitura e resenha, o participante também aprenderá o que significam termos técnicos como ISBN, ficha catalográfica e colofón. A ideia é que, no final, ele esteja preparado para divulgar o material para a mídia e/ou nas redes sociais.

Aula 1 – A criação

• Introdução ao curso
• Princípios da narrativa
• A jornada do herói
• Ferramentas: Flow e scrum
• Exercício: escrita criativa

Aula 2 – A função do editor
• O processo de edição, do original à gráfica
• A macro edição
• Preparação e revisão de texto
• História: Grandes editores
• Exercício: leitura e resenha

Aula 3 – Antes de mandar para a gráfica
• Os custos de um livro
• Estruturas básicas de um livro (ISBN, Ficha catalográfica, colofón) e elementos do projeto gráfico
• Como equilibrar o investimento em uma obra
• Os critérios fundamentais para a seleção de originais.
• Definição de tiragem
• Bicicleta para o cérebro: ferramentas digitais
• Produção gráfica, do arquivo fechado à entrega do livro impresso

Aula 4 – Depois da gráfica
• Escala, o mecanismo que faz a indústria do livro girar
• Distribuição e livrarias
• Lançamentos: como fazer uma festa para o livro
• O mercado independente: feira e e-commerce
• Assessoria de imprensa: como conversar com a mídia
• Redes sociais, uma oportunidade para pequenas editoras

SOBRE O PROFESSOR

João Varella, jornalista formado e pós-graduado pela PUC-PR, é fundador da editora Lote 42 e da Banca Tatuí, comércio de publicações independentes em São Paulo. É autor dos livros “42 Haicais e 7 Ilustrações”​ (Lote 42), “Curitibocas – Diálogos Urbanos”​ (Coração Brasil), e “A Agenda” (Novo Conceito).

OBSERVAÇÕES 

1. Vagas confirmadas apenas com pagamento.

2. Política de devolução:

Se houver cancelamento até o dia 15/06, será cobrada multa de 10% do valor do curso. Em caso de desistência entre o dia 16 e 19/06, a multa será de 40% do valor do curso. Desistências até dia 21/06 (após a primeira aula) serão reembolsadas em 50%. Os valores serão devolvidos via depósito bancário a ser feito em conta de titularidade do participante inscrito.

Em casos excepcionais, por circunstâncias imprevistas, se um curso eventualmente for cancelado, todos os valores pagos serão integralmente restituídos.

3. Certificado de conclusão:

Os alunos devem participar no mínimo de 75% do curso para pedir o certificado de conclusão do curso, que será emitido em até 5 dias úteis após o término do mesmo.

 

Página do evento no Facebook: clique aqui.