Curso: Escrita Criativa e Reflexão Sobre Direitos Humanos

Curso: Escrita Criativa e Reflexão Sobre Direitos Humanos
16 de fevereiro de 2018
Curso: Escrita Criativa e Reflexão Sobre Direitos Humanos
16 de fevereiro de 2018

Curso: Escrita Criativa e Reflexão Sobre Direitos Humanos

Date: 22 de fevereiro de 2018
Time: 19:00

Tornar presente o ausente: Escrita Criativa e Direitos Humanos com base no pensamento de Hannah Arendt

Três encontros, 15, 22 de fevereiro e 1 de março
Quinta-feira, das 19h00 às 22h30
Investimento total: R$ 300
(serão disponibilizadas 3 vagas sociais – ver regras abaixo)

Perfil do público: Interessados em direitos humanos e literatura em geral. Não é necessária formação específica, nem experiência prévia, basta gostar dos assuntos propostos e ter vontade de exercitar a escrita.

Contato: cursos@taperatapera.com.br

CRONOGRAMA DE AULA:

O curso se baseia no pensamento de Hannah Arendt acerca da narrativa, que considera a experiência e o exemplo como fundamentais para a capacidade de representação do outro em nossa mente e, portanto, para a constituição da faculdade de julgar.

A partir dessa ideia, o curso é constituído de duas frentes:

Na primeira frente, os participantes terão contato com textos e outros materiais representativos de situações em que os direitos humanos estejam em questão, principalmente em contextos de crise. O gênero dos textos é variado, sendo que alguns se aproximam mais de uma vertente testemunhal ou até documental, e outros da ficção. Aqui, o que se propõe é uma atividade hermenêutica, que buscará o(s) sentido(s) das narrativas apresentadas, não a partir do método histórico, mas de uma compreensão autêntica e da “fusão de horizontes” do intérprete e do texto.

A segunda frente será criativa e dará aos participantes espaço para produção de textos a partir da perspectiva de um personagem que tenha vivenciado alguma situação em que direitos humanos estivessem em questão, exercitando assim a capacidade de representação dos participantes a partir do olhar do outro.

Os encontros serão estruturados de modo a permitir aos participantes debaterem suas interpretações em relação ao material proposto, bem como para fornecer subsídios aos exercícios de escrita.

SOBRE AS PROFESSORAS

Ana Rüsche (exercício de escrita criativa)
Doutora na área de Estudos Literários e Linguísticos em Inglês pela FFLCH-USP, tendo o bacharelado em Letras, com habilitação em Língua Inglesa. Mestre em Direito Internacional (FD-USP) e bacharel em Direito pela mesma instituição. Escritora, estreou com o livro de poesia “Rasgada” (Quinze & Trinta, São Paulo: 2005), que recebeu tradução ao espanhol (Ed. Limón Partido, Cidade do México: 2008, tradução Alberto Trejo, rev. Alan Mills). Publicou “Sarabanda” (poesia, Selo Demônio Negro, São Paulo: 2007), “Nós que Adoramos um Documentário” (poesia, Ed. Ourivesaria da Palavra, São Paulo: 2010, apoio ProAC – Secretaria de Estado da Cultura) e “Furiosa”(ed. autora, 2016), “Furiosa – a nautical chart and its monsters”, publicado em Nova York com seleção e tradução de Maíra Mendes Galvão. Em prosa, publicou o romance Acordados (Ed. Amauta, Brasil: 2007). Possui participações em antologias e revistas literárias nos idiomas catalão, espanhol, inglês e português.

Laura Mascaro (professora)
Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (2007); Mestre pelo departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP (2011) – com a dissertação “O papel da literatura na promoção e efetivação dos direitos humanos”; e doutora em Literatura Francesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP – com a tese “Memória e Verdade em La Douleur de Marguerite Duras”. Atualmente é coordenadora e pesquisadora do Centro de Estudos Hannah Arendt.

OBSERVAÇÕES

1. Vagas confirmadas apenas com pagamento.

2. Política de devolução:

Se houver cancelamento até o dia 10/02, será cobrada multa de 10% do valor do curso. Em caso de desistência entre o dia 11/02 e 14/02, a multa será de 40% do valor do curso. Desistências até dia 16/02 (após a primeira aula) serão reembolsadas em 50%. Os valores serão devolvidos via depósito bancário a ser feito em conta de titularidade do participante inscrito.

Em casos excepcionais, por circunstâncias imprevistas, se um curso for eventualmente cancelado, todos valores pagos serão integralmente restituídos.

3. Vagas Sociais

Os requisitos para se candidatar às vagas sociais são: fazer parte de alguma minoria social ou grupo vulnerável e ter participação ativa em ações politicas e sociais. É necessário envio prévio de justificativa contendo uma apresentação breve para o e-mail cursos@taperatapera.com.br (até o dia 05/02). Os resultados serão divulgados em 07/02.

4. Certificado de Conclusão:

Os alunos devem participar no mínimo de 75% do curso para pedir o certificado de conclusão do curso, que será emitido em até 5 dias úteis após o término do mesmo.