Debate e lançamento da zine “Branquitude”

Date: 15 de março de 2019
Time: 19:00  to  22:00

No dia 15 de março, a Tapera recebe o lançamento da zine “Branquitude”, de Mariana Molina Russo e Sophia Noronha, e roda de conversa sobre o tema.

“E se eu disser pra vocês que racismo também envolve o lugar do branco, vocês vão começar a falar?” – Obirin Odara

“O tema da branquitude é muito pouco colocado em pauta em comparação com a atual discussão do racismo. No entanto, é a partir do debate da branquitude que pessoas brancas podem tomar caminhos para contribuir de forma substancial na luta antirracista.

A zine (fanzine: publicação de baixo custo e autogestionada) ‘bran-qui-tude’ foi uma forma de entrar em contato com os estudos do tema e experimentar a minha branquitude, seus limites, suas agonias e seus espaços.

A ideia do evento é proporcionar não apenas o debate, mas a vivência do tema através da arte. Descobrir com o corpo. E transformar.”

Sophia Ricci Noronha, estudante de Administração Pública, 21 anos. Há cinco anos faz trabalhos audiovisuais de forma independente, unindo a paixão pela arte com a urgência política. Em 2016, lançou um documentário sobre a ocupação da E.E. Fernão Dias Paes, na época da reorganização escolar, chamado “Por que você quer fechar a minha escola?”. Depois, fez trabalhos menores, fotos para um brechó online, clipes amadores de música e assim por diante. Confeccionou a zine, textos e fotos, como forma de propagar a discussão sobre branquitude, tão importante no Brasil.

Página do evento no Facebook: clique aqui.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn