Desafios de um feminismo dos 99%

Date: 15 de abril de 2019
Time: 19:00  to  22:00

“Desafios de um feminismo dos 99%”
Debate com a presença de
Mônica Seixas (Deputada Estadual – Bancada Ativista/PSOL/SP)
Beatriz Sanchez (Pesquisadora GEPÔ-USP)
Maíra Mee (Frente Feminista de Esquerda)
Ana Laura Oliveira (Emancipa Mulheres)
Mediação de Daniela Mussi (Pesquisadora USP, Revista Outubro)

Venha participar!
15 de abril, segunda-feira
às 19h00
na Tapera Taperá (Rua São Luis 187, São Paulo)

Em março de 2017, um grupo de ativistas e intelectuais feministas liderado por nomes como Nancy Fraser e Angela Davis divulgou nos Estados Unidos um manifesto por uma greve internacional de mulheres no próximo 8 de março com a palavra de ordem “Por um feminismo dos 99%”. A convocatória viralizou, traduzida em muitas línguas, e foi republicada em inúmeros sites e páginas de coletivos, partido e organizações feministas ao redor do mundo. Desde então, os esforços e dificuldades em compreender e atuar na emergência de um novo momento nas lutas feministas ao redor do mundo só cresceram.

O sentimento forte, compartilhado por milhares de pessoas, sobre a necessidade da ação política unitária contra a ascensão de governos antidemocráticos e antifeministas, em defesa dos direitos reprodutivos, do combate à violência sexista e pela integração das diferentes vivências e experiências feministas se combina com o desafio: como expandir, popularizar e seguir fortalecendo as lutas de mulheres por seus direitos e pelos direitos de todos? Como realizar um verdadeiro feminismo para os 99% da população?

Os manifestos de 2017 e 2019 por um feminismo dos 99% buscam deixar para trás décadas de fragmentação do movimento feminista e anuncia a emergência de um novo ciclo de político-organizativo de lutas e, junto dele, de um novo ciclo de ideias sobre o lugar do feminismo em processos de resistência política, econômica cultural dos grupos subalternos globalmente.

Com vistas a contribuir com esta importante discussão sobre os rumos dos movimentos feministas brasileiros, a revista Outubro convida todas e todos para este evento.

Arte do cartaz: Camila Ribeiro

Página do evento no Facebook: clique aqui.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn