Diálogos África-Brasil – Áfricas contemporâneas na Tapera Taperá

Date: 11 de outubro de 2019
Time: 18:30  to  22:00

No dia 11 de outubro, sexta-feira, às 18h30, acontece o debate “Diálogos África-Brasil: legados e desconstruções a partir das políticas de relações internacionais”, com Acácio Almeida (UFABC), Matilde Ribeiro (UNILAB; ex-ministra da Igualdade Racial) e Celso Marcondes – Mediação (Instituto Lula). Entrada gratuita

O debate faz parte do Encontro Internacional “Áfricas Contemporâneas – do continente às diásporas: pensar o universal a partir dos arquivos afro-diaspóricos”, realizado pelo Laboratório de Estudos do Imaginário (LABI) do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA) do Instituto de Psicologia (IP) da USP.

“O evento pretende abrigar um conjunto de produções africanas contemporâneas que se debruçam a refletir sobre Áfricas no mundo e o mundo visto a partir de Áfricas.

Para tanto, serão convidadas e convidados pensadores, ativistas e artistas da África do Sul, Angola, Cabo Verde, Egito, Mali e Senegal, africanos da diáspora em Portugal, bem como da Inglaterra, que, em suas obras, no campo acadêmico, no campo da intervenção social e política, nas artes ou nas produções culturais, colocam em questão o lugar do continente africano como o território da falta, da perda e da necessidade bem como a diáspora vista apenas sob o ângulo da fuga, da impossibilidade, da fragilidade do continente (econômica, social e intersubjetiva) e da subalternidade das suas populações no mundo. Visam, nesse sentido, desmistificar a compreensão de Áfricas e das diásporas desde a perspectiva do colonialismo.

Serão trazidos à cena os movimentos políticos e sociais que se dão nas sociedades africanas atuais; as produções intelectuais a partir do próprio continente e de suas trocas, deslocamentos e fricções; as territorialidades e subversões do espaço; o racismo e as desigualdades contemporâneas; gênero e diásporas africanas; a memória a partir de documentos históricos africanos; o papel das artes na produção de escritas e registros múltiplos. Tais temas provocarão debates que fazem tanto pensar a pluralidades de realidades africanas atuais como seus aportes para refletir dimensões universais em diferentes campos do saber e do fazer a partir de Áfricas.

A vinda das convidadas e dos convidados fomentará um intercâmbio necessário com pesquisas acadêmicas e criações artísticas e culturais brasileiras heterogêneas, que poderá se desdobrar no estabelecimento de convênios internacionais.

Com este intuito, o evento terá um formato híbrido que dialoga com as diferentes expressões e produções trazidas pelas convidadas e pelos convidados, assim como com o diverso público com quem o evento pretende estabelecer interlocuções.”

Mais informações e outras atividades disponíveis no site https://sites.usp.br/labi-ipusp/africas/.

Evento do Facebook: Clique aqui