Estupidez política: o que não estamos pensando? O que não saber?

O Quarto de Casal – Leitura com Virna Teixeira e Cristina Judar
27 de julho de 2018
Lançamento “Empresariamento da Vida” do Prof. Aldo Ambrózio
27 de julho de 2018

Estupidez política: o que não estamos pensando? O que não saber?

Date: 14 de agosto de 2018
Time: 19:00

Apresentamos a nona edição das doses filosóficas, desta vez para discutir a nossa estupidez política! A conversa será com Yonathan Listik, doutorando em filosofia, na livraria Tapera Taperá, dia 14 de agosto (terça-feira). O evento começa às 19 horas. Nas palavras do próprio Yonathan:

 

“A pergunta central que gostaria de explorar na minha atividade é ‘qual o significado da questão política?’, ou, em outras palavras, como se deve pensar a política propriamente. Geralmente se pensa a política como um campo onde conhecimento deve imperar, um campo onde os melhores e mais preparados

 

devem agir e em suas ações optar pela melhor decisão possível. Ou seja, a política é uma campo do pensamento racional e claro pois governar exige e se legitima a partir da racionalidade. Obviamente que essa decisão nem sempre é clara e existem divergências sobre a natureza do que constitui a capacidade política, no entanto, o conhecimento enquanto modelo parece imperar de maneira absoluta. Ao pensarmos dessa maneira, permitimos que a polis seja governada exclusivamente por aqueles que se demonstram capazes de gerir. Na Grécia antiga, aqueles que não possuíam essa capacidade, os idios, eram somente governados pois seriam incapazes de governar. Sendo assim, a questão que gostaria de trazer é qual pode ser o papel desse ‘idiota’ na política atual. Em um mundo onde não falta conhecimento e informação, aparentemente estes não servem de muita coisa no campo político.

Estamos cada dia mais informados e nem por isso nos aproximamos de uma política minimamente ideal, logo, sinto que a questão do ‘não-saber’ se torna imperativa. Ou seja, como o não saber pode ser uma alternativa possível para uma política tecnocrata e alienante. Como a impotência, a estupidez e suposta irracionalidade dos marginalizados (idios) têm um potencial político e, portanto, não devem ser nem traduzidos para alguma estrutura de inteligência nem cooptados para dentro de um sistema racional.”

As Doses Filosóficas são o projeto do Coletivo Murutucu para trazer conversas da atual produção filosófica da academia para outros públicos, sem as formalidades de um café filosófico (e sem inscrição!). A ideia é criar um ambiente amigável em que possamos conversar sobre o tema e sobre o que ele der a pensar para quem estiver por lá. Todos estão convidados!
Entrada: grátis, com sugestão de contribuição solidária voluntária (ajude o Murutucu!): 5 reais para atuais estudantes de escolas públicas e cursinhos populares. 10 reais para geral.
_______________________________________________

O Murutucu tem o objetivo de divulgar a pesquisa de pós-graduandos e gerar rendas alternativas às bolsas de estudos (atualmente precárias e escassas). Nossas contas são divulgadas periodicamente no endereço https://1drv.ms/x/s!AvSXXrsTdUvcavyzKnhaZjUbHzA.

Confira ainda nosso site: https://murutucu.wordpress.com/
E nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCniDanMl8odmmvqHkgBcDGg

 

 

Página do evento no Facebook: clique aqui.