Lançamento “Brasil em Colapso”

Date: 11 de setembro de 2019
Time: 19:00  to  22:00

No dia 11 de setembro, às 19 horas, acontece o lançamento da publicação “Brasil em Colapso”, organizado por Esther Solano Gallego, e publicado pela Editora Unifesp. Haverá debate com:

Esther Solano (Unifesp): apresentação do livro
Alexandre Fuccille (Unesp): militarização política
Samira Bueno (Fórum Brasileiro de Segurança Pública): modelo bolsonarista de Segurança Publica
David Magalhães (Faap): a diplomacia temporária de Bolsonaro
Pedro Rossi (Unicamp): neoliberalismo e políticas de austeridade
Marcos Nobre (Cebrap): política bolsonarista

“Em tempos de fake news, anti-intelectualismo e ataques inquisitoriais ao pensamento livre, os artigos de Brasil em Colapso analisam o atual período da realidade brasileira com ênfase numa leitura científica e crítica, entendendo que a ciência e a reflexão são os únicos caminhos para sair das trevas. Em tempos em que a universidade pública vem sendo atacada desde os mais altos estamentos do poder, este livro é escrito majoritariamente por professores dessas universidades e publicado, também, por uma editora de universidade pública, mostrando ao Brasil e ao mundo o valioso traba¬lho realizado nessas instituições. Em tempos de negação da política como futuro, este livro aposta no pensamento politizado e na ideia de que a política construída por todos continua sendo a única alternativa.”

Autores da publicação: Alexandre Brasil Fonseca, Alexandre Fuccille, Camila Rocha, David Magalhães, Esther Dweck, Esther Solano Gallego, Francisco Foot Hardman, João Feres Júnior, João Guilherme Bastos dos Santos, Juliana Gagliardi, Karina Silva dos Santos, Marcos Nobre, Pedro Rossi, Renato Janine Ribeiro, Rubens R. R. Casara, Samira Bueno.

“Brasil em Colapso anima e desanima, incomoda e conforta, assusta e alerta. É leitura fundamental para entender as causas do retrocesso civilizatório em curso no país. Ao compreender como chegamos até aqui, podemos enfrentar com lucidez e vigor o projeto de bárbarie que ameaça a nossa jovem democracia.” – Kennedy Alencar, jornalista

“A democracia brasileira vem sendo deformada à luz do dia nas mais diversas dimensões. Da inocente notícia falsa do WhatsApp à mudança de rumo por uma nova pauta econômica, o Brasil se perde em referências que arrebatam conquistas sociais sem que os principais interessados reconheçam esse escamoteamento. A análise lúcida deste time de notáveis ajuda a entender como o retrocesso se instala no país nas mais diferentes camadas da nossa sociedade. São 11 textos que retratam os enormes e urgentes desafios que o Brasil deve abraçar para estancar esse processo deletério e corrigir a rota.” – Carla Jimenez, diretora de redação do El País Brasil

“Do sentimento de empobrecimento da classe média à “vingança do homem branco” diante da ascensão dos movimentos feministas e das demandas negras e LGBTQ, ao uso abundante de fake news e ao uso de uma estratégia de caos, Brasil em Colapso ilumina com exatidão e correção a história recente do Brasil. O livro explica a ascensão e o destaque de uma figura considerada por quase 30 anos como ator do segundo time da política brasileira: Jair Bolsonaro e a ascensão desinibida da extrema direita. Graças à ao esclarecimento de especialistas em cada tema, o leitor compreende este fenômeno proteiforme local de um país faminto por ordem, mas também um fenômeno global nascido dos ressentimentos e medos da sociedade moderna. Um livro para ler e reler.” – Claire Gatinois, correpondente no Brasil do jornal Le Monde.

Evento do Facebook: Clique aqui