Lançamento do livro de Antonio Negri: “Deleuze e Guattari”

Date: 27 de agosto de 2019
Time: 19:00  to  22:00

É sabida a influência de autores como Marx, Foucault, Deleuze e Guattari no pensamento de Antonio Negri, mas só agora é publicada — seja aqui, seja no exterior — uma reunião de textos e entrevistas de Negri sobre Deleuze e Guattari, em grande parte inéditos em língua portuguesa.

Organizado e traduzido por Jefferson Viel, “Deleuze e Guattari: uma filosofia para o século XXI” é iniciado por um prefácio escrito por Viel e encerrado por uma entrevista inédita concedida a ele pelo autor especialmente sobre o tema. Nos demais capítulos, compostos por ensaios de Negri e entrevistas concedidas a ele por Deleuze e Guattari, o leitor poderá compreender as influências, capturas e tensões entre o pensamento do filósofo italiano e de seus amigos franceses.

O bate-papo com Jefferson Viel será um “momento propício” para compreender a relação política e filosófica mantida entre Negri e Deleuze e Guattari, e descobrir como o pensamento filosófico, por um lado, e as lutas políticas e a resistência anticapitalista, por outro, fizeram cruzar os caminhos desses diferentes pensadores.

Jefferson Viel é mestre e doutorando em filosofia pela FFLCH-USP. Pesquisou o tema do trabalho imaterial na filosofia de Antonio Negri e atualmente se dedica ao exame da relação entre o comum e as lutas políticas e sociais hodiernas. Traduziu As verdades nômades, de Negri e Guattari, e Assembly, de Negri e Hardt, ambos pela editora Politeia.

Evento do Facebook: Clique aqui