Lançamento do livro Mídias Sociais no Brasil Emergente

Lançamento “Empresariamento da Vida” do Prof. Aldo Ambrózio
27 de julho de 2018
Diálogos com Marx // ciclo de debates // Marx e Religião
31 de julho de 2018

Lançamento do livro Mídias Sociais no Brasil Emergente

Date: 6 de agosto de 2018
Time: 19:00

No próximo 06 de agosto recebemos o historiador e antropólogo Juliano Spyer para o lançamento do seu novo livro, “Mídias Sociais no Brasil Emergente: Como a internet afeta a mobilidade social”, editado pela EDUC – Editora da PUC-SP.

Produto da tese de doutorado defendida na University College London (UCL), sob orientação de Daniel Miller, o livro será debatido com a pesquisadora Rosana Pinheiro-Machado.

Este evento inicia um ciclo de conversas sobre o conservadorismo brasileiro.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
Juliano Spyer é profissional de novas mídias, antropólogo, escritor e educador.

Rosana Pinheiro-Machado é cientista social e antropóloga. Pesquisa economia informal, pobreza e desenvolvimento no Brasil e China. Escreve textos de opinião sobre a conjuntura social e política nacional.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄

Da apresentação do livro:

“Mídias sociais no Brasil emergente” trata de uma questão fundamental: as mídias sociais são uma força que ajuda a reduzir a desigualdade que resulta de 300 anos de colonialismo baseado na escravidão? A resposta mais comum é que essa nova infraestrutura de comunicação está do mesmo lado que outras forças de transformação social. Mas a etnografia apresentada neste livro traz evidências que apontam para uma resposta diferente: de que talvez as mídias sociais sejam populares também porque permitem que brasileiros de baixa renda retenham o tipo de relações sociais densas que a migração e novas modalidades de trabalho estão diluindo. Essa hipótese alternativa explica o entusiasmo com que brasileiros de origem popular usam as mídias sociais para vigiar uns aos outros e espalhar boato, chegando à conclusão de que as mídias sociais são frequentemente usadas para reforçar formas de conservadorismo.

Página do evento no Facebook: clique aqui.