Lançamento em SP: Novos Contos + bate-papo com Helena Ignez

Lançamento: Enigma do Disforme
20 de agosto de 2018
Debate: “O prefixo da morte é amor” Lançamento: “Tríptico Vital”
25 de agosto de 2018

Lançamento em SP: Novos Contos + bate-papo com Helena Ignez

Date: 24 de agosto de 2018
Time: 19:00

SGANZERLA EM SP!

Na próxima sexta-feira (24) é o lançamento do livro Novos Contos, de Rogério Sganzerla, em São Paulo! O evento acontece na Tapera Taperá a partir das 19h, e vai contar com um bate-papo com ninguém menos que Helena Ignez, ícone do cinema marginal, atriz, diretora e companheira de Sganzerla por 34 anos.

O lançamento ainda conta com a exibição do trailer original do filme O Bandido da Luz Vermelha (2min30seg) e um curta-metragem produzido em Santa Catarina sobre o cineasta: Documentário (2013 | 25min) dirigido por Rafael Schlinchting.

Aos oito anos de idade, Rogério Sganzerla foi sozinho a uma tipografia de sua cidade natal, em Joaçaba, no interior de Santa Catarina. O motivo: queria imprimir um livro! Ele entregou ao tipógrafo quatro pequenos contos que havia escrito escondido de seus pais, e saiu de lá com sua primeira obra publicada, em 1954. A essa publicação precoce ele deu o título de Novos Contos.

Quatorze anos depois, com apenas 22 anos de idade, Sganzerla seria aclamado como um dos cineastas mais inventivos e radicais do cinema brasileiro ao estrear com seu longa-metragem O Bandido da Luz Vermelha (1968), um sucesso de crítica e de bilheteria. Nas entrevistas que deu nessa ocasião e em muitas outras até a sua morte, em 2004, Sganzerla fez questão de mencionar o livro Novos Contos. Para ele e para muitos de seus amigos e críticos, esse pequeno livro se tornou um índice de sua inquietude, de sua criatividade anárquica que se expressava desde a infância.

Agora, o Grafatório em parceria com a miríade edições relança o livro em uma edição fac-similar, impressa em tipografia como a original, e com todos os acabamentos feitos artesanalmente. São quatro pequenos contos, quase fábulas, que revelam parte do imaginário infantil de Sganzerla – incluindo referências à cultura pop dos anos 1950, ao seu gosto pessoal pela mágica, e uma certa admiração precoce pelo anti-heroísmo.

Nessa nova edição, o pequeno livro vem recontextualizado gráfica e editorialmente, incluindo um texto-depoimento da mãe de Rogério, Zenaide Sganzerla, que hoje está com 98 anos de idade.
No lançamento, o livro estará à venda a R$30,00 (em dinheiro ou cartão).