Lançamento: Montesquieu, de Alfredo Attié

Date:
Time: 19:00

No dia 04 de junho ocorre o lançamento do livro “Montesquieu: Tópica das Paixões e Estilo Moraliste”, de Alfredo Attié, publicado pela Chiado Grupo Editorial. Haverá debate sobre o tema com o autor e o professor Marcelo Granato. O evento tem apoio da Academia Paulista de Direito e do Instituto Norberto Bobbio.

Sobre o livro:
“Montesquieu é um caso do Século das Luzes, que tanto admiramos, e que nos forneceu tantas pistas para construirmos a política moderna. Suas ideias vazaram durante o fim do Antigo Regime, passaram pelo filtro revolucionário, estiveram presentes na construção de novos Estados, Declarações e Constituições, e no desejo de uma Sociedade Internacional de Direitos.

Mesmo que desejemos, hoje, superar essa tradição, lançar-nos em novos projetos de escrita e de política, a reflexão sobre nossos Clássicos ainda se mostra essencial, sobretudo procurando retirar deles as várias camadas de ornamento, contaminação e erudição que lhes quiseram acrescentar os Séculos seguintes.

Por isso, o Montesquieu que a leitora e o leitor encontrarão nesse livro é bem diverso das imagens feitas, recomposto em seu estilo e em seu desenho de um projeto da política, por meio de um percurso que entremeou filosofia e análise literária.

É um Montesquieu que se mostra disposto a ajudar na transformação criadora do humano.”

Alfredo Attié é nascido na cidade de São Paulo, jurista, filósofo, leitor apaixonado e escritor, preside a Academia Paulista de Direito, sendo titular da prestigiada Cadeira San Tiago Dantas, antes ocupada por Goffredo da Silva Telles Jr.

Foi advogado, procurador do Estado de São Paulo, juiz de direito, e hoje exerce a função de desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Doutor em Filosofia da Universidade de São Paulo, onde também estudou Direito e História. Autor de “A Reconstrução do Direito” (2003) e de “Towards International Law of Democracy” (2014), publicou artigos, proferiu aulas e conferências, realizou pesquisas e estudos em vários países.

Marcelo Granato é Doutor em Direito pela USP, em conjunto com a Universidade de Turim, é advogado e foi Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo.

Página do evento no Facebook: clique aqui.