Lançamento O Uso de Plantas Psicoativas nas Américas

Lançamento $uporte: o uso do dinheiro nas artes visuais
18 de junho de 2019
VazaJato e a crise brasileira, com Alysson Mascaro
22 de junho de 2019

Lançamento O Uso de Plantas Psicoativas nas Américas

Date: 24 de junho de 2019
Time: 19:00

No dia 24 de junho, teremos o lançamento da publicação “O Uso de Plantas Psicoativas nas Américas”, organizada por Beatriz Caiuby Labate e Sandra Lucia Goulart.

“‘O uso de plantas psicoativas nas Américas’ aborda etnografias originais sobre vários tipos de uso de plantas psicoativas, incluindo ayahuasca, cogumelos mágicos, jurema, coca, tabaco, toé, cannabis, rapé, sananga, kanbô, yopo, timbó e bebidas como o caxiri. Os capítulos apresentam uma diversidade de noções e práticas relativas ao uso de tais plantas, destacando os contextos de usos indígenas e não indígenas, bem como intermediações e fluxos complexos entre eles. As contribuições discutem vários temas, como xamanismo, agência, pensamento indígena, gênero e desempenho.
Os diferentes tipos de consumos destas substâncias, feitos por populações locais e transnacionais, permitem repensar categorias antropológicas clássicas, como ritual, sagrado e profano e cura. Apontando para a complexidade dos contextos em que os usos dessas plantas psicoativas ocorrem, este livro também lança luz sobre o debate da necessidade da reforma da política de drogas.”

SANDRA LUCIA GOULART é antropóloga, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP) e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Especializou-se no estudo de grupos religiosos ayahuasqueiros do Brasil. Suas publicações abordam temas ligados à área de religiões, bem como sobre o uso de drogas em diferentes contextos. Entre suas pesquisas e publicações se destacam o trabalho realizado ara a UNESCO sobre o uso de crack na cidade de São Paulo: “Drug Trafficking in an Urban Area: the case of São Paulo” (GOULART; MINGARDI, 2002) e as coletâneas Drogas, Políticas Públicas e Consumidores (2016); Drogas e Cultura: novas perspectivas (2008); e O uso Ritual das Plantas do Poder (2005), co-organizadas por ela. Gouolart é professora de Antropologia na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, desde 2007. É tambem uma das fundadoras do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP).

BEATRIZ CAIUBY LABATE é doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Suas principais áreas de interesse são o estudo de substâncias psicoativas, políticas sobre drogas, xamanismo, ritual e religião. É diretora executiva do Instituto Chacruna de Plantas Psicodélicas Medicinais (http://chacruna.net), organização dedicada a promover educação pública em relação às plantas psicoativas e estabelecer diálogos entre o uso tradicional de plantas sagradas e a ciência psicodélica. É professora colaboradora do Programa de Psicologia Oriental-Ocidental do Instituto de Estudos Integrais da Califórnia (CIIS), em São Francisco, e professora visitante do Centro de Pesquisa e Estudos da Pós-Graduação em Antropologia Social (CIESAS), em Guadalajara. É especialista em Educação Pública e Cultura da Associação Multidisciplinar de Estudos Psicodélicos (MAPS). É cofundadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) no Brasil e editora de seu site (http://www.neip.info). É editora do blog mexicano Drogas, Política y Cultura (http://drogaspoliticacultura.net). É autora, coautora e coeditora de vinte livros, de uma edição especial de uma revista acadêmica e de vários artigos indexados (http://bialabate.net/).

Página do evento no Facebook: clique aqui.