Lançamento “Políticas da Cultura”, de Lorena A. Muniagurria

Lançamento “Corpo Continente”, de Lorena Martins
26 de fevereiro de 2019
Lançamento do livro “Vem Cá”, de Larissa Darc
26 de fevereiro de 2019

Lançamento “Políticas da Cultura”, de Lorena A. Muniagurria

Date: 16 de março de 2019
Time: 16:00

No dia 16 de março, a Tapera recebe o lançamento do livro “Políticas da Cultura: trânsitos, encontros e militância na construção de uma política nacional”, de Lorena Avellar de Muniagurria – IA/UNICAMP, publicado pela Humanitas e editora da FFLCH.

Haverá debate sobre o tema com a autora, Isabela Oliveira Kalil – FESPSP e Danilo Oliveira – CELACC/USP

Sobre o livro:
“Em Políticas da cultura: trânsitos, encontros e militância na construção de uma política nacional, Lorena Avellar de Muniagurria acompanha o ir e vir de representantes e descreve a importante reconfiguração das redes de militância da cultura que teve então lugar, bem como a consolidação, naqueles anos, de determinado modelo e entendimento do que deveria ser uma política pública de cultura. Sua etnografia revela a diversidade de modos de fazer cultura e política que deram corpo a essa experiência de democracia participativa e demonstra como, em meio a tantos fluxos – e, na verdade, graças a eles –, eram estabilizados sentidos que terminavam por instituir o que é o Estado, a sociedade civil e a cultura brasileira. A tese que deu origem ao volume foi indicada ao Prêmio CAPES de Tese 2017.”

Lorena Avellar de Muniagurria, autora do livro, é doutora em Antropologia Social pela USP. Atualmente, é bolsista FAPESP e Pesquisadora de Pós-Doutorado na UNICAMP, onde integra o Projeto Temático “O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia”, com uma pesquisa sobre o fazer musical do carimbó paraense e as políticas públicas de de patrimônio imaterial. Atua no campo cultural e nas áreas de antropologia da arte da política, tendo experiência nos seguintes temas: ações educativas em arte, ações culturais, políticas públicas em arte e cultura, patrimônio, diversidade cultural e participação social.

Isabela Oliveira Kalil é doutora em Antropologia Social pela USP. Professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo/FESPS, coordena o Núcleo de Etnografia Urbana e Audiovisual (NEU). Pesquisa manifestações políticas no espaço público, gênero e conservadorismo. Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Columbia (EUA), e é pesquisadora do fórum Sexuality Policy Watch, onde integra o painel de pesquisa internacional sobre Gênero e Política na América Latina.

Danilo Oliveira é doutor em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São. Pesquisador e docente do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC/USP), integra também projetos na área da cultura desenvolvidos no CEBRAP. Foi Diretor do Departamento Municipal de Cultura de Jacarezinho (PR) e Diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP, além de membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura do Paraná (CONSEC/PR). Atua como professor e pesquisador nas seguintes áreas: Direito Constitucional, Direitos Humanos, Teoria Geral do Estado, Políticas Públicas e Políticas Culturais.

Página do evento no Facebook: clique aqui.