Lançamento “Políticas da Cultura”, de Lorena A. Muniagurria

Date: 16 de março de 2019
Time: 16:00  to  18:00

No dia 16 de março, a Tapera recebe o lançamento do livro “Políticas da Cultura: trânsitos, encontros e militância na construção de uma política nacional”, de Lorena Avellar de Muniagurria – IA/UNICAMP, publicado pela Humanitas e editora da FFLCH.

Haverá debate sobre o tema com a autora, Isabela Oliveira Kalil – FESPSP e Danilo Oliveira – CELACC/USP

Sobre o livro:
“Em Políticas da cultura: trânsitos, encontros e militância na construção de uma política nacional, Lorena Avellar de Muniagurria acompanha o ir e vir de representantes e descreve a importante reconfiguração das redes de militância da cultura que teve então lugar, bem como a consolidação, naqueles anos, de determinado modelo e entendimento do que deveria ser uma política pública de cultura. Sua etnografia revela a diversidade de modos de fazer cultura e política que deram corpo a essa experiência de democracia participativa e demonstra como, em meio a tantos fluxos – e, na verdade, graças a eles –, eram estabilizados sentidos que terminavam por instituir o que é o Estado, a sociedade civil e a cultura brasileira. A tese que deu origem ao volume foi indicada ao Prêmio CAPES de Tese 2017.”

Lorena Avellar de Muniagurria, autora do livro, é doutora em Antropologia Social pela USP. Atualmente, é bolsista FAPESP e Pesquisadora de Pós-Doutorado na UNICAMP, onde integra o Projeto Temático “O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia”, com uma pesquisa sobre o fazer musical do carimbó paraense e as políticas públicas de de patrimônio imaterial. Atua no campo cultural e nas áreas de antropologia da arte da política, tendo experiência nos seguintes temas: ações educativas em arte, ações culturais, políticas públicas em arte e cultura, patrimônio, diversidade cultural e participação social.

Isabela Oliveira Kalil é doutora em Antropologia Social pela USP. Professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo/FESPS, coordena o Núcleo de Etnografia Urbana e Audiovisual (NEU). Pesquisa manifestações políticas no espaço público, gênero e conservadorismo. Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Columbia (EUA), e é pesquisadora do fórum Sexuality Policy Watch, onde integra o painel de pesquisa internacional sobre Gênero e Política na América Latina.

Danilo Oliveira é doutor em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São. Pesquisador e docente do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC/USP), integra também projetos na área da cultura desenvolvidos no CEBRAP. Foi Diretor do Departamento Municipal de Cultura de Jacarezinho (PR) e Diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP, além de membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura do Paraná (CONSEC/PR). Atua como professor e pesquisador nas seguintes áreas: Direito Constitucional, Direitos Humanos, Teoria Geral do Estado, Políticas Públicas e Políticas Culturais.

Página do evento no Facebook: clique aqui.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn