No dia 10 de novembro, às 14h, a Tapera Taperá convida para o lançamento de “Sobre um tempo de incertezas”, publicado pela Editora CRV.
O livro aborda a abolição brasileira como um movimento também de massa, em que os anos que antecederam a assinatura da Lei Áurea produziram constantes e variáveis formas de luta e resistência por parte de sujeitos comuns que não tiveram seus nomes apontados na documentação, mas que de forma individual ou coletiva provocaram as forças da escravidão e ameaçaram, dia a dia, o poder senhorial. A obra pretende ser uma alternativa à perspectiva conservadora e formalista que sempre apontou a abolição como um ato protagonizado exclusivamente pelas elites ou como uma “dádiva” concedida por uma poderosa Princesa e os abolicionistas. Aponta também outra narrativa que contribua para repensar o papel de Minas Gerais na construção da abolição.
Juliano Custódio Sobrinho é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), onde também cursou o mestrado (2009). Doutorou-se em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente, leciona na Universidade Nove de Julho e na Escola Lourenço Castanho. É autor de “Negócios internos: economia e sociedade escravista no Brasil do oitocentos – Freguesia de Itajubá, Minas Gerais, séc. XIX” (Ed. Uninove, 2017). Tem experiência nos estudos ligados ao Ensino de História e à História Social da Escravidão, atuando principalmente nos seguintes temas: abolicionismo, resistência escrava, ensino de história e cultura afro-brasileira e livros didáticos. Também desenvolve consultoria para capacitação docente e produção de material didático.