Miséria da Diplomacia: A destruição da inteligência no Itamaraty

Date: 10 de agosto de 2019
Time: 11:00  to  14:00

No sábado 10 de agosto, às 11 horas, acontece o lançamento da publicação “Miséria da Diplomacia: A Destruição da Inteligência no Itamaraty”, do Embaixador e Professor Paulo Roberto de Almeida. Haverá bate-papo com o autor.

“Este livro começa por perguntar onde está a política externa do Brasil, pois nunca tivemos, antes ou nos primeiros seis meses de governo, qualquer explanação sistemática sobre as prioridades, os fundamentos e os grandes objetivos da atual administração. O que tivemos, até aqui, foram combates de retaguarda sobre os supostos inimigos do Brasil, entre eles essa coisa estranha chamada globalismo.

O livro submete então a uma crítica acirrada as contradições filosóficas dessa diplomacia, a ideia exagerada de uma suposta decadência do Ocidente, o útil espantalho do marxismo cultural para outros objetivos, a dialética regressista no Itamaraty, a adesão ridícula a teorias conspiratórias sobre ameaças do globalismo à soberania brasileira, terminando por um exame da revolução cultural em curso na diplomacia brasileira. Com base nas bizarrices já reveladas, é certo que em breve futuro não faltará matéria prima para novas incursões nesta reedição do ‘nunca antes na diplomacia’.”

O Embaixador Paulo Roberto de Almeida é mestre em economia do desenvolvimento, doutor em ciências sociais e diplomata de carreira desde 1977. Ensinou na UnB, no Instituto Rio Branco e é professor convidado em várias instituições brasileiras e estrangeiras. Em 2004 tornou-se professor de Economia Política nos programas de mestrado e doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e, em agosto de 2016, assumiu o cargo diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) da Fundação Alexandre de Gusmão, vinculada ao Itamaraty.

Evento do Facebook: Clique aqui