Negro Drama – Ao redor da cor duvidosa de Mário de Andrade

Diálogos com Marx // ciclo de debates
3 de dezembro de 2018

Negro Drama – Ao redor da cor duvidosa de Mário de Andrade

Date: 18 de dezembro de 2018
Time: 19:00  to  21:00

A respeito do livro, escreve a professora Maria Nazareth S. Fonseca: “(…) O ensaio de Oswaldo de Camargo é, por todos os pontos que ressalta, caminho bem construído para os que procuram acompanhar, de perto, o modo como o escritor, ensaísta, musicólogo e ativista cultural Mário de Andrade lidou, em sua vida e em sua obra, com a questão racial brasileira que está presente em sua obra literária e crítica, sem panfletarismos contra ou a favor”. O livro ainda traz, na íntegra, o artigo de Mário “A superstição da cor preta”, muito pouco divulgado e que é o fundamento do ensaio de Oswaldo de Camargo.

Na ocasião, estará também exposto o roteiro da pesquisa realizada para “Negro Drama”, com alguns livros e revistas para ela usados. Marcos Munrimbau, cantor e compositor, apresentará três músicas de sua autoria, entre elas “Antigamente”, criada sobre um poema de Oswaldo de Camargo.

Sobre o autor | Oswaldo de Camargo é jornalista e escritor. Contam-se entre alguns de seus livros O Negro Escrito – Apontamentos sobre a Presença do Negro na Literatura Brasileira; O Carro do Êxito; O Estranho; A Descoberta do Frio, Oboé, Raiz de um Negro Brasileiro e Lino Guedes – seu tempo e seu perfil. É conselheiro do Museu Afro Brasil, em São Paulo.

Haverá transmissão ao vivo!

 

Página do evento no Facebook: clique aqui

 

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn