Pensando Como um Negro, de Adilson José Moreira

Date:
Time: 19:00

No dia 02 de julho acontece o lançamento do livro “Pensando Como um Negro: Ensaio de Hermenêutica Jurídica”, do professor Adilson José Moreira. Haverá debate com o autor e os professores Gislene Aparecida dos Santos e Dimitri Dimoulis.

“Por meio de um estudo integrado entre narrativas pessoais e análises teóricas, este livro revela a importância do pertencimento social na hermenêutica jurídica.
Nele se aborda um tema ausente nas reflexões sobre hermenêutica no nosso país: o papel da raça no processo de interpretação jurídica. A relevância desse tópico decorre do seu lugar central na discussão sobre a legalidade de medidas de inclusão racial e também dos debates sobre as disparidades de tratamento entre grupos raciais no sistema penal.
Afirma-se, com grande eloquência, a necessidade de considerarmos a experiência de minorias raciais como parâmetro normativo para a análise do princípio da igualdade, um requisito para o alcance da justiça racial na nossa sociedade.”

Adilson José Moreira é Master of Laws pela Faculdade de Direito de Harvard (2005). Doutor em Direito Constitucional Comparado pela Universidade de Harvard (2013). Doutor em Direito Constitucional pela UFMG (2007). Pesquisador Visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2002 – 2003). Professor Universitário em São Paulo.

Página do evento no Facebook: clique aqui.