Romances Utópicos e Moedas Distópicas – “Aniquilação”

Curso-diálogo: Hilda Hilst e Raduan Nassar
24 de abril de 2018
Debate: Reinventar a política
8 de maio de 2018

Romances Utópicos e Moedas Distópicas – “Aniquilação”

Date: 28 de abril de 2018
Time: 11:00

Dando continuidade às atividades do curso “Romances utópicos e moedas distópicas”, George Amaral e Renata Oliveira do Prado, integrantes do Fantástika 451, estarão com Aline Valek e Felipe Castilho, representantes da nova geração da Ficção Científica e Fantasia brasileiras, conversando sobre o romance “Aniquilação” (2014), de Jeff VanderMeer, e também sobre sua recente adaptação para o cinema (2018).

Por ser bastante recente, tanto o livro quanto o filme nos permitem refletir sobre os novos caminhos da Ficção Científica contemporânea, assim como discutir o estilo perturbador das histórias de VanderMeer, considerado um dos principais autores do subgênero New Weird.

11h | Apresentação do autor e do livro, com muitos spoilers, por George Amaral

12h | Bate-papo: Renata Oliveira do Prado media o debate com Aline Valek e Felipe Castilho, sobre o “Aniquilação” e também a respeito de suas publicações recentes no contexto da fantástika brasileira. – Transmissão ao vivo pela página da Tapera no Facebook.

Aline Valek é escritora e ilustradora. É autora do romance As águas-vivas não sabem de si, publicado pela Fantástica, selo da Editora Rocco. Teve contos publicados em coletâneas e revistas, como a Superinteressante, tem dois ebooks de contos publicados e é criadora da zine mensal Bobagens Imperdíveis, seu mais recente projeto de publicação independente.

Felipe Castilho é autor de livros de fantasia e roteirista de quadrinhos. Seus primeiros romances foram os da saga O legado folclórico, que une mitologia brasileira com o mundo dos videogames. Foi indicado ao Prêmio Jabuti pela HQ Savana de Pedra. Ordem Vermelha: Filhos da Degradação é seu livro de estreia na editora Intrínseca.

George Amaral é publicitário, mestre em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo e especialista em Roteiro Audiovisual pela PUC-SP. Pesquisa as possibilidades de reflexão crítica proporcionadas pelo estranhamento inerente ao fantástico. Atua como designer, ilustrador e escritor.

Renata Oliveira do Prado é jornalista, radialista, mercadóloga e leitora voraz. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), trabalha com produção de conteúdo para Internet e social media desde 2011.

Discussão sobre o livro “Aniquilação”. Curso: Romances utópicos e moedas distópicas. Sábado, das 11h às 13h30, 28/04/2018. Tapera Taperá. Av. São Luiz, 187, 2º andar, loja 29, Galeria Metrópole. República, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3151-3797.

A atividade é gratuita, mas ficaremos felizes se puderem contribuir com R$ 20,00 – o valor será revertido a outras atividades da Tapera Taperá.

Clique aqui para conferir o evento no Facebook.