Um experimento político-cultural no centro histórico paulistano
No momento, é uma biblioteca/livraria/centro cultural sem fins lucrativos em um edifício modernista no centro de São Paulo. “…empreendeu muitos caminhos e questionamentos…”
Como lidar com a noção perturbadora de que o sistema político e econômico global predominante é inerentemente injusto, instável e – de acordo com um consenso crescente – biologicamente suicida?
Em que termos se refutaria a ideia de que esse sistema se assemelha a uma máquina que extrai trabalho, tempo e medo das pessoas comuns para concentrar renda, riqueza e poder no topo?
Como honramos os ideais de longa data de democracia e república pelos quais nossos antecessores lutaram? Ou fomos definitivamente escravizados? Como evitar desastres ecológicos maiores? Ou estamos condenados? De qualquer forma, entre corporações e Estados-nação, que papel resta para o indivíduo e a comunidade?
“…aquilo que é feito por amor sempre ocorre além do bem e do mal.”
Pensamentos inquietantes, a idade que se aproxima, aqueles que têm oportunidade devem considerar se engajar na gama de esforços contínuos para construir espaços de abertura e narrativas alternativas à política e à vida.
A Tapera Taperá visa estimular esses processos de transformação individual e coletiva, por meio da conscientização e da autoconsciência. Realizamos pequenos eventos, exibições de filmes e debates. Prestamos homenagem a personagens históricos ilustres, biografias de iluminismo e luta, mulheres e homens, ativistas e pacificadores, filósofos, líderes religiosos e políticos de diferentes espectros.
Deixe que os confrontos artísticos e políticos energizem nossos fluxos de permanência e mudança. Junte-se a esta longa caminhada relembrando as palavras do Mahatma: "Tudo o que você fizer será insignificante, mas é muito importante que você o faça."