98 anos da Semana de Arte Moderna

Chapa Coletiva de Mulheres Sem-Teto
6 de fevereiro de 2020
Lançamento do livro: Histórias de Sobreviventes do Suicídio 2
6 de fevereiro de 2020

98 anos da Semana de Arte Moderna

Date: 14 de fevereiro de 2020
Time: 19:30  to  21:30

No dia 14 de fevereiro, sexta-feira, teremos conversa sobre os 98 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo, com Mariano Marovatto e Carolina Serra Azul. Entrada gratuita. Depois da conversa, a noite segue no Bar da Tapera.

“Em fevereiro de 1922 a Semana de Arte Moderna teve lugar no Theatro Municipal da cidade de São Paulo. Idealizada por Mário e Oswald de Andrade (entre outros), a Semana constituiu-se como um evento coletivo que reivindicava a necessidade de atualização das artes brasileiras, opondo-se ao passadismo estético e à cópia acrítica de tendências internacionais. Passados 98 anos, a Semana de Arte Moderna ainda é objeto de debates e ponto chave para a compreensão do desenvolvimento do Modernismo no Brasil. A Tapera Taperá convida os pesquisadores Marina Damasceno de Sá e Mariano Marovatto, com mediação de Carolina Serra Azul, para uma conversa sobre as contradições e atualidades daqueles anos vinte.”

Mariano Marovatto nasceu no primeiro dia de abril de 1982, no Rio de Janeiro. Escreveu livros como Estirâncio (7letras, 2019), Casa (7letras, 2015) e Vinte e cinco poemas com Chico Alvim (Luna Parque, 2015), e gravou alguns discos, entre eles: Praia (Maravilha 8, 2013) e Selvagem (Embolhacha, 2013). Como pesquisador e arquivista literário foi responsável, entre outros trabalhos, pela organização do acervo do escritor e compositor Cacaso e pela pesquisa de inéditos e estabelecimento do texto da Poética de Ana Cristina César. Doutor em literatura brasileira pela PUC-Rio, Mariano foi também apresentador e roteirista do programa musical Segue o som na TV Brasil entre 2009 e 2016.

Carolina Serra Azul é pesquisadora e professora de literatura. É mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com dissertação sobre as relações entre Guimarães Rosa e o primeiro modernismo brasileiro. Atualmente, é doutoranda na mesma instituição, onde pesquisa os nexos entre cinema e literatura no Brasil dos anos 1970.

O cartaz e capa do catálogo da Semana são de autoria de Di Cavalcanti, e as capas do livro do Mário de Andrade e da revista Klaxon são de Guilherme de Almeida.

Evento do Facebook: Clique aqui