Conduzida por Larissa Lisboa, doutoranda em letras pela USP, a conversa terá como objetivo apresentar aos participantes as produções literárias, no campo da poesia, de mulheres dos países africanos de língua portuguesa (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe), durante o período colonial e também no pós-independência.
Serão discutidos nomes que já fazem parte do cânone literário, a exemplo de Paula Tavares e Noémia de Souza, e também escritoras pouco lembradas pela crítica, mas de fundamental importância para a historiografia de seus países, como Deolinda Rodrigues, Ana Branco, Odete Semedo, entre outras.
Ótima oportunidade para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre as literaturas africanas de autoria feminina, para aprendizados e trocas de experiências.
______________
Larissa Lisboa é formada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especialista em Educação para as Relações Étnico-raciais e mestra em Estudos de Literatura ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É atualmente é doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Universidade de São Paulo (USP).