O ITTC lança o Ciclo de Debates #MulhereSemPrisão, a fim de aprofundar os principais tópicos do relatório homônimo (http://ittc.org.br/
O relatório #MulhereSemPrisao, produzido pelo Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC) durante os dois últimos anos, analisa o sistema prisional e seus mecanismos sob perspectiva de gênero. A pesquisa revelou que o silenciamento histórico imposto às mulheres é reproduzido também pela justiça, que ignora as questões de gênero e mecanismo legais específicos na sua atuação.
O segundo debate, marcado para o dia 9 de maio, possui como tema Mulheres com Deficiência e Idosas na Prisão, e contará com a presença de Renata Flores Tibyriçá (Defensora Pública do Estado de São Paulo, com atuação no Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência), Geralda Avila (Pastoral Carcerária) e Beatriz Vico (ITTC).
Confira a programação completa:
11.04 – Sistema de justiça e gênero
Mesa: Surrailly Youssef (ITTC) + Gustavo Costa (Promotor de Justiça, membro do coletivo Transforma MP) + Maíra Diniz (DPESP)
09.05 – Mulheres com deficiência e idosas na prisão
Mesa: Beatriz Vico (ITTC) + Renata Flores Tibyriçá (Defensora Pública do Estado de São Paulo) + Geralda Avila (Pastoral Carcerária) e Beatriz Vico (ITTC)
06.06 – Possibilidades e limites das alternativas para combater o encarceramento de mulheres
Mesa: Mariana Camara (ITTC) + participantes a confirmar