Cine Tapera: Memórias do Cárcere

Lançamento “Branquitude e televisão”
1 de novembro de 2018
Lançamento “Seguindo Sementes”
5 de novembro de 2018

Cine Tapera: Memórias do Cárcere

Date: 5 de novembro de 2018
Time: 19:00

Retomamos o Cine Tapera com a adaptação de Nelson Pereira dos Santos de “Memórias do Cárcere”. Tal qual “Vidas Secas” e “São Bernardo”, ambos já exibidos aqui, o filme transpõe com maestria o gênio de Graciliano Ramos das páginas para as telas, sendo considerado pela crítica cinematográfica um dos mais importantes da história do cinema brasileiro. Com Carlos Vereza, Gloria Pires e grande elenco. 185 minutos.

Sinopse: 
“Em 1935, o Governo de Getúlio Vargas esmagou a revolta militar da Aliança Nacional Libertadora, conhecida como Intentona Comunista, e aplicou medidas que suspendiam as garantias das liberdades individuais de todos os brasileiros. Graciliano Ramos, escritor afamado e dirigente público de Ensino em Alagoas simpatizante comunista que trabalhava no Palácio do Governo, acabou sendo preso em março de 1936 sem processo formal de acusação.
Depois de um tempo nos quartéis, cárceres públicos onde presenciou a ordem de deportação de Olga Benário Prestes e Elisa, e num hospital em que podia receber as visitas de advogado e da esposa Heloísa, foi enviado à remota Colônia Penal da Ilha Grande. Ali, apesar de muito doente, continuou a escrever e consegue sobreviver durante 10 meses de confinamento em condições precárias e sofrendo crueldades. Conta para isso com a ajuda de alguns funcionários e dos demais prisioneiros de sua seção, ladrões e prisioneiros políticos.”

Página do evento no Facebook: clique aqui.