Organizado pelo Cine Festivais em parceria com a Tapera (Avenida São Luiz, 187, 2º andar, loja 29), o Cineclube Metrópole tem como objetivo proporcionar diálogos entre diferentes tempos do cinema e da cultura nacional.
Em nosso segundo ciclo, denominado “Ditadura e Memória”, vamos realizar quatro sessões quinzenais com filmes recentes – concluídos de 2010 para cá – que propõem novas formas de abordar, através do trato com a memória, as persistentes lacunas históricas e pessoais deixadas pelo regime militar brasileiro.
Na terceira sessão do ciclo, na terça, dia 8 de novembro, vamos exibir o seguinte título:
– Diário de Uma Busca, de Flávia Castro (2010, RJ, 111 min.)
Sinopse: O jornalista Celso Afonso Gay de Castro morreu aos 41 anos, na cidade de Porto Alegre, em circunstâncias suspeitas. O militante político de esquerda foi exilado durante a ditadura militar brasileira. Durante esse período, ele percorreu diversos países, como Argentina, Venezuela, Chile e França, sempre carregando consigo sua família. Uma vida marcada pela história da luta armada, exílio e ausência. Sua repentina morte deixou seus familiares com um vazio e um mistério, que a filha Flavia tenta desvendar.
Após a sessão haverá debate com Adriano Garrett (editor do site Cine Festivais) e o público.
Curadoria: Adriano Garrett