Organizado pelo Cine Festivais em parceria com a Tapera Taperá, o Cineclube Metrópole tem como objetivo exibir filmes brasileiros de diferentes períodos que guardem entre si relações sociais, históricas e políticas.
Em nosso ciclo inaugural, denominado “Retratos Geracionais no Cinema Brasileiro”, vamos realizar quatro sessões quinzenais com filmes que vão de 1977 a 2014. São curtas, médias e longas-metragens que retratam o imaginário, os desejos e as frustrações coletivas e pessoais de grupos sociais inseridos em diferentes localidades do País (a classe média paulistana nos anos 70; os moradores de uma favela carioca nos anos 80; homens marginalizados na Ceilândia nos anos 2000; jovens integrantes da classe média paulistana falida e desiludida politicamente nos anos 2000).
Na primeira sessão, vamos exibir os seguintes títulos:
– Vailamideus, de Ticiana Augusto Lima (Documentário, 2014, CE, 7 min)
Sinopse: Retrato de uma festa de família.
– Retrato de Classe, de Gregório Bacic (Documentário, 1977, SP, 42 min)
Sinopse: Tirada em 1955, a foto de uma turma do 2º ano primário de um colégio paulistano é o ponto de partida para esse filme, que vai ao encontro dos alunos e da professora 22 anos depois, em 1977, buscando saber de que maneira aquelas pessoas trilharam suas trajetórias.
Após a sessão haverá debate com Adriano Garrett (editor do site Cine Festivais), Gregório Bacic (diretor de Retrato de Classe) e o público.
Curadoria: Adriano Garrett