Depois de nosso primeiro encontro, queremos continuar com a presença de vocês!
Agora iremos abordar outro tema: o corpo em Espinosa e Deleuze (principalmente na leitura do último sobre o primeiro), com o professor Fernando Bonadia*. O nome da apresentação que iniciará nosso encontro é “Desmortificar o corpo: Deleuze leitor de Espinosa” e Fernando será nosso guia.
Participe novamente e caso não tenha ido no anterior, venha conhecer o ambiente aconchegante e propício às novas ideias que te espera!
O evento é gratuito e organizado pelo Colunas Tortas.
“A valorização do aspecto biológico (relativo aos corpos) sobre o matemático (relativo aos espíritos) traduz bem a compreensão deleuzeana de Espinosa como um materialista186: embora reconheça que o filósofo não nega a superioridade da mente sobre o corpo para instaurar, em contrapartida, a superioridade do corpo sobre a mente, Deleuze afirma que o pensamento Espinosano institui o corpo como um “modelo”, e que, mediante as relações que estabelece com outros corpos, aumentando e diminuindo sua potência, permite ao pensamento descobrir “paralelamente” as potências da mente” – Fernando Bonadia.
Organização: O Colunas Tortas é uma revista eletrônica fundada em 2013 com objetivo de divulgar e disseminar conhecimento sobre autores contemporâneos e suas influências. O site dialogo com Bauman, Foucault, Bourdieu, Nietzsche, Marx entre outros autores da filosofia e das ciências sociais.
OBS.: Iremos gravar o áudio do evento e disponibilizar posteriormente em nosso canal no YouTube.
OBS. 2: ENTRADA FRANCA, BASTA CHEGAR!
—
* Fernando Bonadia de Oliveira é licenciado em Pedagogia (2002) e Filosofia (2010) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação (2008) pela mesma instituição com a dissertação intitulada O lugar da educação na filosofia de Espinosa. Doutor em Filosofia (2015) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) com a tese Coerência e comunidade em Espinosa. Professor da educação superior e do ensino médio, ministrando as disciplinas de Filosofia, Filosofia da Educação, História da Educação e História da Pedagogia. Atualmente participa do Grupo de Estudos Espinosanos (FFLCH/USP).
** A Tapera Taperá é uma biblioteca, livraria e espaço cultural, um experimento, tentativa, ensaio, um esboço em construção. Sem fins lucrativos, plural e aberta a novas idéias, coletivos e movimentos. Um enclave modernista, tropical e democrático no centro histórico paulistano, localizado na Avenida São Luiz, 187, no 2º andar da Galeria Metrópole (loja 29), próximo a estação República do metrô (linhas amarela e vermelha).