Diálogos com Marx // Marx e cidade

Economia e Crise da Democracia
19 de junho de 2018
Grafias de Junho
19 de junho de 2018

Diálogos com Marx // Marx e cidade

Date: 25 de junho de 2018
Time: 19:00

De que forma os processos urbanos se relacionam com o desenvolvimento do capitalismo? Quais as conexões entre o direito à cidade e a emancipação humana teorizada por Karl Marx? Como pensar uma cidade inclusiva, de todos e para todos? Essas questões e muitas outras serão discutidas no encontro de junho do ciclo de debates Diálogos com Marx, que contará com a participação de Amélia Damiani, Mariana Fix e Joice Berth, com mediação de João Sette Whitaker Ferreira.

Organizado no ano do bicentenário de nascimento de Karl Marx, com o objetivo de discutir a relação entre o pensamento de Marx, o marxismo e temas contemporâneos, o ciclo Diálogos com Marx promove encontros mensais entre abril e dezembro de 2018. O projeto é realizado em parceria entre a editora Boitempo, o Goethe-Institut São Paulo, a Fundação Friedrich Ebert – Brasil, a Tapera Taperá e a CartaCapital.

SOBRE AS DEBATEDORAS

AMÉLIA DAMIANI
Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1993), livre-docência em Geografia Urbana pela Universidade de São Paulo (2008), titular em Geografia (2010). Desde 1988, é professora doutora da Universidade de São Paulo. Coordena, junto com a profa. Odette Carvalho de Lima Seabra, o Grupo de Pesquisa Geografia Urbana: a vida cotidiana e o urbano, desde 2003, grupo do Diretório de Grupos de Pesquisas no Brasil, do CNPq. Desde os anos 1990, é membro pesquisador do Laboratório de Geografia Urbana, LABUR, exercendo a prática acadêmica de formação teórico-metodológica, envolvendo alunos, professores e demais estudiosos. Em 2006, coordenou a escrita do livro “O futuro do trabalho: Elementos para a discussão das taxas de mais-valia e de lucro”, realizado sob os fundamentos desta prática; assim como, em 2017, “Atravessando a Geografia, Marx, Lefebvre e os Situacionistas”, volume 1, organizado em parceria com Ricardo Baitz. Entre seus escritos, está “População e Geografia”, livro reeditado sucessivas vezes, desde 1991.

MARIANA FIX
Arquiteta e pesquisadora no Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Mestra em sociologia pela FFLCH-USP e doutora em economia pela Unicamp. É autora dos livros SÃO PAULO, CIDADE GLOBAL: fundamentos financeiros de uma miragem (vencedor do prêmio ‘Política e Planejameno Urbano e Regional’ da ANPUR) e PARCEIROS DA EXCLUSÃO, ambos editados pela Boitempo.

JOICE BERTH
Arquiteta e urbanista, é pós-graduada em Direito Urbanístico pela PUC-MG. Pesquisa direito à cidade, questões raciais e de gênero aplicada a esse assunto. É autora do livro “O que é empoderamento?” (2018, Justifiando e Letramento) e colunista no site Justificando. Atualmente trabalha como Assistente Parlamentar do vereador Suplicy.

SOBRE O MEDIADOR

JOÃO SETTE WHITAKER FERREIRA
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1990) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Recebeu o prêmio de melhor tese de Doutorado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR – 2005). É professor doutor nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e professor doutor associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

SOBRE O CICLO
Diálogos com Marx é o ciclo de encontros mensais que pretendem discutir a relação entre o pensamento de Marx, o marxismo e temas contemporâneos. Para mais informações, visite www.boitempoeditorial.com.br

Realização
BoitempoGoethe-Institut São PauloFundação Friedrich Ebert – Brasil e Tapera Taperá

Promoção
CartaCapital

ANO MARX
Em 2018, completa-se o bicentenário de nascimento de Karl Marx. Ao longo do ano, a editora Boitempo, principal casa editorial das obras de Marx e de Engels no Brasil e referência internacional por suas edições, organizará uma série de atividades em todo o país em torno desse marco histórico. Além do ciclo de debates Diálogos com Marx, a editora prepara ainda novas edições do Curso Livre Marx-Engels e seminários em todo o país. A editora deve ainda trazer ao Brasil renomados pesquisadores da obra de Marx, como o alemão Michael Heinrich, o italiano Marcello Musto e o britânico David Harvey.

#LeiaMarx

 

Página do evento no Facebook: clique aqui.