Debate sobre capitalismo e bens comuns baseado no livro “Os despossuídos”, de Karl Marx, que reúne artigos que em 1842, tratavam do direito sobre o uso da terra, questão fundamental (embora cercada de polêmicas) comum às grandes experiências socialistas.
Contaremos com a presença de Camila Moreno, Isabel Loureiro, José Corrêa Leite Jr. e Luiz Marques.
“Nesse momento de globalização mercantil e privatização generalizada do mundo, os artigos de Marx sobre o furto de madeira são de uma atualidade perturbadora. A compra da força de trabalho de outrem estabelece uma relação de apropriação/expropriação não apenas dessa força de trabalho, mas também dos serviços públicos, da poupança popular, do consumo, dos corpos exibidos em espetáculo, do espaço entregue à especulação fundiária e imobiliária. A privatização atinge não só as empresas públicas, como também a educação, a informação, o direito (pela generalização do contrato privado, em detrimento da lei comum), a moeda, os saberes, a violência, em resumo, o espaço público em seu conjunto.” – Daniel Bensaïd.
__________________________
Camila Moreno tem graduação em Filosofia (UFRGS) e Direito (PUC), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e doutorado em andamento pela mesma instituição. Faz parte do grupo Carta de Belém e acompanha as negociações de clima junto às Nações Unidas desde 2008.
Isabel Loureiro tem mestrado, doutorado (USP) e pós-doutorado (EHESS) em Filosofia. Professora aposentada do Departamento de Filosofia da UNESP, com publicações, entre outras, sobre a crítica de Herbert Marcuse à ideia de progresso típica da civilização ocidental.
Luiz Marques é professor do Departamento de História da Unicamp e autor do livro Capitalismo e Colapso Ambiental.
José Correa Leite tem mestrado e doutorado em Ciências Sociais (PUC/SP) e pós-doutorado em Filosofia (USP). Professor da Faculdade de Comunicação da FAAP, com publicações, entre outras, sobre aquecimento global e um livro sobre o Forum Social Mundial.