Exibição do Documentário “Eduardo Galeano Vagamundo”

Sessões Macondo
10 de janeiro de 2020
A Sociedade Positiva, segundo Byung-Chul Han
10 de janeiro de 2020

Exibição do Documentário “Eduardo Galeano Vagamundo”

Date: 17 de janeiro de 2020
Time: 19:00  to  22:00

“O documentário Eduardo Galeano Vagamundo (70 min./2018), de Felipe Nepomuceno, será exibido no dia 17 de janeiro (sexta-feira), às 19h, iniciando as comemorações pelo 80º aniversário do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015), autor de clássicos como “As Veias Abertas da América Latina” e “Livro dos Abraços”. Teremos roda de leitura após a exibição com o diretor, a escritora Vilma Arêas, a poeta Marília Garcia, o ator Fernando Alves Pinto e a cantora Mônica Salmaso. Entrada gratuita.

O filme é composto por material inédito de uma histórica entrevista concedida por Galeano para a série Sangue Latino (Canal Brasil), além de leituras de sua obra, feitas por amigos e personalidades como Ricardo Darín, Paulo José e Mia Couto, entre outros.

A produção, estreia na direção de longas do diretor, escritor e artista plástico paulista Felipe Nepomuceno, participou de mais de 30 festivais de cinema, incluindo o Festival Internacional de Documentários de Munique (Alemanha), Festival Latino-americano de Trieste (Itália), EDOC- Encuentros del Otro Cine (Equador) e o Cine Ceará (Brasil), recebendo o premio de “Mejor Ópera Prima Documental” no Festival de Cine Global (República Dominicana).

“O documentário foi produzido a partir de uma entrevista realizada com Eduardo Galeano em sua casa em Montevidéu, em 2009, para uma série de TV”, relembra o diretor. “Após a morte do escritor, tornou-se inevitável fazer um filme a partir do material não utilizado na série, também como uma forma de celebrar a obra de Galeano”, complementa. “O encontro com o público de São Paulo será uma extensão do filme ao vivo, uma noite de abraços com Galeano”, promete o diretor, em referência ao livro do autor.

“A intenção inicial era diminuir a saudade do Galeano e, de alguma forma, seguir conversando com ele. O filme e as suas exibições acabaram se tornando um lugar de encontro de seus leitores e suas historias, e uma maneira de descobrir, para aqueles que não conhecem, sua literatura”, acredita o cineasta.

FELIPE NEPOMUCENO nasceu em São Paulo em 1975. Estudou na New York School of Visual Arts. Escreveu diversos livros de poesia, incluindo a antologia “Mapoteca”. Dirigiu e produziu mais de 30 curtas-metragens e vários DVDs de música, incluindo: “Beijo Bandido ao Vivo”, “Atento Aos Sinais Vivo” e “Bloco na Rua”, de Ney Matogrosso. Criou séries para TV (“Estúdio 66”, “Sangue Latino”, “Janelas Abertas”, “A Arte do Encontro”). Em 2018, estreou seu primeiro longa-metragem, “Eduardo Galeano Vagamundo”. Em 2019, seu longa-metragem “Lugar de Fala” (2019) estreou da Mostra Premiére Brasil do Festival do Rio.”

Evento do Facebook: Clique aqui