No dia 28 de setembro, às 15 horas, acontece o lançamento do livro “Luta Antimanicomial e Feminismos: Inquietações e Resistências”, organizado por Melissa de Oliveira Pereira e Rachel Gouveia Passos, e publicado pela Autografia Editora. Entrada gratuita.
“O livro Luta Antimanicomial e Feminismos propõe uma conversa responsável sobre o sofrimento ocasionado pelo legado da colonialidade. Guiadas pela arte de Adelina, pela conversa com Leide, pela escrevivência de Ponciá e pelas cartas de Beatriz e Bruna, falamos de nós. Das que são impedidas de vivenciarem o prazer, o cuidado e o amor por serem quem são, por pensarem o que pensam, por viverem nas ruas, nos manicômios judiciários ou aprisionadas nos mais diversos tipos de institucionalização.”
“Longe vai o tempo em que falávamos do feminismo apenas a partir três ondas. O movimento iniciado por mulheres brancas de classe social e regiões centralizadas já não possui hegemonia. A letra s foi acrescentada à categoria. A pluralização do termo representa a voz de mulheres de diversas raças, nacionalidades, regionalidades, orientações sexuais, condições sociais e de sanidades. Pensar saúdes física e mental é fazer reverberar no seio do movimento libertário – o feminismo – a libertação pela qual ainda está por ser inteiramente tomado. É deste lugar que nasce este livro e seu diálogo com as lutas antimanicomiais, onde mulheres tem se protagonizado permitindo um olhar que permeia a práxis e o pensamento.” – Joselina da Silva (PPGEDUC / UFRRJ)
Melissa de Oliveira Pereira (Organizadora)
Doutora Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), professora do Centro Universitário IBMR e da Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP/Fiocruz.
Rachel Gouveia Passos (Organizadora)
Pós-Doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP. Professora Adjunta lotada na Escola de Serviço Social da UFRJ e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFF.