Lançamento: San Tiago Dantas e a Política Externa Independente

Bate-papo: 20 anos de resistência ao neoliberalismo no Brasil
31 de março de 2018
Debate: Vamos falar de anarquia
31 de março de 2018

Lançamento: San Tiago Dantas e a Política Externa Independente

Date: 12 de abril de 2018
Time: 19:00

No dia 12 de abril, às 19h, a Tapera Taperá recebe os professores Adriano de Freixo, Thiago Rodrigues e Suhayla Khalil para um bate-papo sobre o livro “San Tiago Dantas e a Política Externa Independente”.

A publicação, organizada por Adriano de Freixo e Thiago Rodrigues, do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais da UFF, busca fazer um balanço da chamada “Política Externa Independente” (PEI) dos governos Jânio Quadros e João Goulart, a partir, principalmente, da atuação do Chanceler Francisco Clementino de San Tiago Dantas (1911-1964).

Mesmo antes de assumir a pasta de Relações Exteriores em 1962 – durante o período parlamentarista do governo de João Goulart -, San Tiago Dantas já era figura relevante no campo diplomático desde a época do Estado Novo varguista (1938-1945). Integralista na sua juventude, afastou-se do nacionalismo mais radical, mas nunca abandonou a premissa de que o Brasil deveria ter um posicionamento internacional que refletisse os seus interesses nacionais e não o das grandes potências.

Reunindo artigos de alguns dos mais renomados especialistas no estudo da Política Externa Brasileira, ao lado de trabalhos de jovens pesquisadores, esta obra busca analisar os diversos aspectos de um dos períodos mais ricos da história das relações exteriores do Brasil.

Desta forma, coloca à disposição da comunidade acadêmica de Relações Internacionais – em especial alunos de graduação e pós-graduação – e do cada vez mais amplo público interessado em compreender o papel do Brasil no mundo, múltiplas visões sobre a Política Externa Independente e sobre a atualidade de algumas de suas principais teses mais de cinco décadas depois. Além de um artigo introdutório escrito pelos organizadores, o livro conta com textos de Paulo Fagundes Visentini (UFRGS), José Flávio Sombra Saraiva (UnB), Williams Gonçalves (UERJ), Renato Petrocchi (UFF), Suhayla Khalil (FESPSP) e Carlos Henrique Aguiar Serra (UFF).

Clique aqui para ver o evento no Facebook.