Lançamento. Silêncios prEscritos. Romances de autoras negras

América do Sul em ebulição: com Celso Amorim e Rubens Ricupero
21 de novembro de 2019
Lançamento “Amor Eterno 2”, de Jeanne Callegari
21 de novembro de 2019

Lançamento. Silêncios prEscritos. Romances de autoras negras

Date: 26 de novembro de 2019
Time: 19:00  to  22:00

A Editora Malê convida para o lançamento do livro Silêncios prEscritos: romances de autoras negras brasileiras (1859-2006), de Fernanda R. MIranda.
O evento ocorre no Tapera Taperá, em São Paulo, no dia 26/11 (terça-feira), às 19 horas.
Bate-papo e autógrafos
Sobre o livro: “Fernanda Miranda é pesquisadora persistente e voraz, exaustiva. Apenas os prazos fatais das pós-graduações brasileiras foram capazes de pará-la em seu afã por informações, dados biográficos e bibliográficos para, de alguma maneira, desmentir a sua premissa inicial: a melancólica constatação de que a intercessão de raça e gênero na autoria da literatura brasileira revelava um reduzidíssimo corpus literário. Oito autoras insistiram em existir num extenso arco de tempo de nossa História (1856-2006). E não bastava a ela a enumeração e a coleta de dados; ao colocar as oito autoras lado a lado, Fernanda revelou-nos, sobretudo, uma tradição de questionamentos e perspectivas comuns, flagrantemente descoloniais. A literatura de autoria de brasileiras negras demonstra um vigor e profundidade de reflexão capazes de eclipsar muitos capítulos de nossa história cultural, forçando-nos à revisão e à redefinição do que somos e como somos.” – Mário César Lugarinho

Sobre a autora: Fernanda Rodrigues de Miranda é baiana de Bom Jesus da Lapa, de onde partiu aos nove anos com a família rumo à zona leste de São Paulo. Sua formação básica se deu inteiramente na escola pública, ingressando em 2005 na Universidade de São Paulo para realizar o sonho de estudar literatura, companheira desde a infância. Desenvolveu suas pesquisas na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, sempre voltadas à escrita de autoria negra e à produção literária de mulheres negras. Intitulou-se doutora em Letras pela USP em 2019 com tese inédita sobre o corpus de romance de autoras negras brasileiras.

Evento do Facebook: Clique aqui